Processo de grupo

O escopo da consolidação é um grupo de entidades incluídas nos demonstrativos financeiros consolidados que são preparados pela entidade pai.

Os demonstrativos financeiros do grupo são demonstrativos em que ativos, passivos, patrimônio líquido, receita, despesas e fluxos de caixa do pai e suas subsidiárias são apresentadas como aqueles de uma única entidade econômica. Os demonstrativos financeiros consolidados não incluem os juros do patrimônio líquido nessas entidades e a receita de investimento recebida pelo pai. Ativos individuais e passivos no demonstrativo consolidado da planilha financeira da posição financeira e as despesas são reconhecidos na declaração consolidada de renda abrangente. Como resultado, a entidade pai e suas subsidiárias estão incluídas no escopo da consolidação.

Como joint venture podem ser incluídos nos demonstrativos financeiros consolidados de acordo com a avaliações do patrimônio líquido, eles também podem ser incluídos no grupo consolidado.

Este procedimento de alto nível descreve como preparar uma declaração de grupo:

  1. Configure os parâmetros do grupo com os dados obrigatórios.
  2. Se a moeda do grupo tiver sido comparada com o último período, ajuste a taxa com a qual todos os dados passados são calculados.
  3. Defina a estrutura de propriedade da entidade. A estrutura de propriedade representa os relacionamentos entre a entidade do proprietário e as entidades de propriedade.
  4. Com a função Saldo de soma, transfira os dados das entidades do grupo referentes ao contexto do grupo para calcular a propriedade efetiva do grupo. Esse cálculo é considerado por processos de consolidação.
  5. Execute os processos de consolidação para criar diários. Você também pode lançar diários manualmente.
  6. Se os dados financeiros do grupo estiverem corretos, prepare o demonstrativo de fluxo de caixa para o grupo.