Propriedade do grupo
Quando você transfere dados do contexto da entidade para o contexto do grupo, a propriedade é relevante para as entidades que têm os seguintes métodos de consolidação:
- Proporcional
A propriedade é importante para o reconhecimento da quota de lucros e perdas e do balanço que é transferida para o grupo. A propriedade pode ser de qualquer natureza, mas o controle deve ser de 50% para que a entidade seja reconhecida como proporcional. Assim, os valores do balanço e lucros e perdas são transferidos com a porcentagem de propriedade, que pode ser de 40% ou 60%. Por exemplo, se uma junção de quatro pais de entidade tiver 25% de propriedade e 50% do controle, todos os valores transferidos para o grupo serão calculados com 25%.
- Patrimônio líquido
O percentual de propriedade é usado para reconhecer todos os efeitos. Por exemplo, o resultado de lucros e perdas ou depreciação de reservas ocultas que afetam o valor da conta de participação.
- Completo
A propriedade é importante para o cálculo dos minoritários. Por exemplo, se a propriedade for de 75%, será calculado um minoritário de 25%. Os 75% restantes do capital são eliminados em relação à participação do pai.
O controle é importante para definir métodos de consolidação. Para identificar o método de consolidação adequado, é necessário considerar a porcentagem de controle sobre uma entidade.
As porcentagens de propriedade e controle do grupo calculadas são chamadas de propriedade efetiva do grupo.