Patrimônio líquido
O método de consolidação Patrimônio líquido se aplica quando um investidor não controla um investido, mas influencia significativamente o método de consolidação de capital próprio e as políticas financeiras. No método Patrimônio líquido, um investidor deve registrar cada aquisição de um investimento no custo.
A forma como aquisições de registro de investimentos é específica do GAAP.
Em cada período de relatório, um investidor ou ajusta o valor de um investimento para refletir, por exemplo, a quota proporcional de uma receita de um investido (perda de uma conta de investimento) ou perda (crédito em uma conta de investimento) em uma conta de patrimônio líquido em ganhos (declaração de receita abrangente).
O processo de consolidação de capital próprio é aplicável a entidades às quais o método de consolidação Patrimônio líquido está definido. Os grupos devem definir essas entidades se tiverem uma influência significativa, mas não de controle sobre essas entidades.
Ao contrário das entidades que são totalmente consolidadas, as entidades com o método de consolidação Patrimônio líquido não aparecem com seus ativos, patrimônio líquido ou passivos nos demonstrativos financeiros do grupo: são apenas reconhecidas dentro da participação da entidade pai. A conta de participação da companhia pai é um espelho do sucesso financeiro da subsidiária.