Hiperblocos
Visão geral
Um hiperbloco é um objeto usado para exibir elementos de lista em um relatório.
Por padrão, os hiperblocos são compostos por uma célula de saída chave e uma célula de valor. A célula de saída chave contém a referência à lista na qual o hiperbloco se baseia. Para listas relacionais, a célula de saída chave contém a primeira coluna dos dados relacionais.
A célula de valor não tem conteúdo. É possível arrastar as bordas dela para expandi-la horizontal ou verticalmente. Você cria fórmulas na célula de valor para retornar dados.
Diferente de outros objetos de lista, como caixas de combinação, um hiperbloco é exibido apenas no Modo de Design. No Modo de exibição, a célula de valor é copiada uma vez para cada elemento da lista. Todos os elementos são exibidos. Se a célula de valor tiver uma fórmula, um valor será calculado para cada elemento de lista e exibido. Embora o hiperbloco em si não seja exibido no modo de exibição, você pode aplicar uma borda a um hiperbloco. No Modo de exibição, a borda é exibida em torno de cada elemento e valor.
Hiperblocos podem ser sobrepostos para que compartilhem da mesma célula de valor. No Modo de exibição, as listas em que os hiperblocos se baseiam formam os eixos do relatório.
Também é também possível aninhar hiperblocos, de modo que um hiperbloco englobe totalmente um ou mais hiperblocos adicionais.
Várias células de saída
É possível criar células de saída adicionais, cada uma com suas próprias definições. Várias células de saída são usadas para exibir várias colunas de uma origem de dados relacional sem usar fórmulas RDB separadas.
Hiperblocos e listas globais e locais
Os hiperblocos podem ter listas locais ou globais. Alterações na definição de uma lista local afetam apenas o relatório no qual a lista é usada. Alterações nas listas globais afetam todos os relatórios que utilizam a lista.
As listas na Estrutura de Banco de Dados são globais. Quando são arrastadas para a planilha para criar um hiperbloco, elas são copiadas em listas locais. Para vincular um hiperbloco a uma lista global, mantenha pressionada a tecla <Ctrl> ao arrastar.
Ao usar a caixa de diálogo Criar Hiperbloco para criar um hiperbloco, é possível escolher se a lista será local ou global.
Saída dupla de hiperblocos
Um hiperbloco exibe elementos de lista. Na caixa de diálogo Formatar hiperbloco, você usa estas opções para especificar como os elementos são exibidos.
- Nome exclusivo
- Legenda
- Atributo
- Definido pelo usuário: A caixa de diálogo Editar Fórmula é exibida.
- String de formato especial: abre a caixa de diálogo String de Formato Especial.
O nome exclusivo é o nome de um elemento criado pelo provedor ODBO e é obrigatório em fórmulas. No entanto, é frequentemente mais prático trabalhar com legendas. A opção Legenda é selecionada por padrão na criação de um hiperbloco.
Também é possível especificar as opções Nome exclusivo e Legenda usando um formato de texto na célula de saída chave. Clique com o botão direito do mouse na célula de saída chave e selecione Formato de Número é Texto, e "~" é selecionado como o formato. Altere isso para "@" para exibir os nomes exclusivos.
. Por padrão, a categoria na guiaSe uma fórmula retornar um nome exclusivo, mas você quiser exibir a legenda, use o formato de texto "~" na célula que contém a fórmula.
Se você criar um estilo e aplicá-lo a um hiperbloco que esteja atualmente exibindo legendas, os nomes exclusivos serão exibidos. Para exibir legendas, certifique-se de que o formato de número do novo estilo é "~".
Formatar o conteúdo do hiperbloco
É possível formatar o conteúdo da célula de valor no hiperbloco da mesma forma que outras células são formatadas.
Formatação específica ao nível da célula de saída chave
É possível atribuir formatos diferentes à célula de saída chave e a várias células de saída. Por exemplo, é possível aplicar diferentes formatos aos elementos em diferentes níveis de uma hierarquia.
Paginação
Os hiperblocos têm propriedades Tamanho de Página e Página atual, que você pode usar para exibir listas longas em várias páginas.