Tipos de gráfico

Cada tipo de gráfico tem vários subtipos. Alguns subtipos, como um gráfico de pizza separado, somente fornecem efeitos visuais diferentes do tipo de gráfico pai. Outros subtipos representam os dados do gráfico de uma forma diferente do tipo de gráfico pai. Por exemplo, cada subtipo de um gráfico de estoque é um tipo diferente de gráfico e requer dados diferentes.

Estes são os principais subtipos do gráfico:
Empilhado
Em vez de comparar dados, um gráfico de barras ou colunas empilhadas exibe a proporção do total que corresponde a cada valor em uma série de dados. Os valores em cada série de dados são uma pilha. Em um gráfico de colunas empilhadas, por exemplo, o valor total de cada série de dados ou pilha é representado por uma coluna. A coluna é dividida em segmentos diferentes e coloridos. Cada segmento representa um único valor na série de dados. O tamanho de cada segmento reflete a proporção da contribuição de seu valor para o total.
Em vez de comparar as vendas de produtos em um determinado ano com as vendas de outro ano, você pode utilizar um gráfico de colunas empilhadas para exibir a proporção das vendas totais de um produto a que correspondem as vendas em cada ano.
Empilhado com porcentagem
Trata-se de um gráfico idêntico a um gráfico empilhado, mas exibe valores como porcentagens do valor total.
Gráficos 3D
Outros subtipos são as versões tridimensionais de gráficos. Existem dois tipos de gráficos tridimensionais:
  • Gráficos de 2 eixos com uma falsa terceira dimensão, dando um aspecto visual de profundidade
  • Gráficos de 3 eixos

É possível rodar os subtipos tridimensionais vertical e horizontalmente para criar a ilusão de que o gráfico é visualizado da esquerda ou da direita, ou de cima ou de baixo. Para alterar a visualização tridimensional de um gráfico, clique duas vezes em uma área vazia do gráfico e, em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione Visualização em 3D.

As legendas de gráficos são exibidas por padrão, mas é possível removê-las.

Gráficos de colunas

Os gráficos de colunas são geralmente usados para comparar categorias de dados ou para exibir alterações nos dados ao longo de um período de tempo. Geralmente, os gráficos de colunas são usados com pequenos conjuntos de dados. Considere usar gráficos de linhas para conjuntos de dados de maiores dimensões.

Na maioria dos casos, é possível usar as linhas ou as colunas de dados para as categorias. Os dados que não são utilizados para as categorias são utilizados para comparação e são exibidos na legenda do gráfico. Uma exceção disso são, por exemplo, os gráficos de pizza que têm somente uma série de dados, exceto o subtipo Lado a Lado.

As categorias são exibidas no eixo X e a medida é exibida no eixo Y.

Os gráficos de colunas estão também disponíveis como minigráficos.

Subtipos de gráficos de colunas

Os subtipos Empilhado e Empilhado com porcentagem são os principais subtipos de gráficos de Colunas. As versões tridimensionais estão também disponíveis como subtipos.

Gráficos de barras

Os gráficos de barras são idênticos aos Gráficos de colunas, exceto no fato de as categorias serem exibidas no eixo Y e a medida no eixo X. Por isso, os dados são exibidos horizontalmente em barras, em vez de verticalmente em colunas.

Os gráficos de barras podem ser úteis, se os nomes das categorias forem longos e a medida representar unidades de duração.

Os gráficos de barras têm os mesmos subtipos dos Gráficos de colunas, exceto por não existir um subtipo de gráfico de barras com 3 eixos.

Os gráficos de barras estão também disponíveis como minigráficos.

Gráficos de linhas

Os gráficos de linhas exibem a mudança de valores ou tendências das categorias de dados ao longo de um período de tempo contínuo. Geralmente, as categorias no eixo X e Y de uma linha representam unidades de tempo, como meses ou anos. Cada linha em um gráfico de linhas é representada na legenda do gráfico por uma de onze cores distintas. Se forem comparados mais de onze elementos, os ícones são reutilizados, reduzindo a precisão do gráfico.

Os gráficos de linhas estão também disponíveis como minigráficos.

Subtipos de gráfico de linhas

Empilhado e Empilhado com porcentagem são os dois principais subtipos de gráficos de linhas. Eles exibem como o volume da contribuição de um elemento para o total do gráfico muda ao longo do tempo.

Os subtipos adicionais são versões dos gráficos que exibem marcadores em cada ponto de dados.

Está também disponível um subtipo 3D. Os eixos e linhas do gráfico são exibidos em três dimensões, exibindo as linhas como fitas.

Gráficos de perfil

Os gráficos de perfil são idênticos aos gráficos de linhas, mas as linhas são verticais. Ou seja, as categorias são exibidas no eixo Y e a medida é exibida no eixo X.

Subtipos de gráficos de perfil

Os gráficos de perfil têm os mesmos dois subtipos dos gráficos de linhas. Ou seja: Empilhado e Empilhado com porcentagem. Os gráficos Empilhado e Empilhado com porcentagem podem ser exibidos com marcadores em cada ponto de dados.

Não existem subtipos tridimensionais para os gráficos de Perfil.

Gráficos de pizza

Com exceção dos gráficos de pizza Lado a Lado, os gráficos de pizza têm somente um tipo de série de dados. Ou seja, os dados em que eles estão baseados são mantidos em uma coluna.

Cada item na série de dados é exibido como um segmento no gráfico de pizza e representa uma proporção do valor total da série de dados.

É recomendável não usar gráficos de pizza nos seguintes casos:

  • Existirem mais de 8 segmentos
  • Existirem valores negativos
  • Existirem valores iguais a zero

Subtipos de gráficos de pizza

Pizza separada
Os segmentos de um gráfico de pizza são separados.
Pizza de pizza e Barra de pizza
Esses subtipos criam um gráfico de pizza ou de barras separado adjacente ao gráfico de pizza principal. Você poderá usar esse subtipo para, por exemplo, realçar ou adicionar detalhes a pequenos segmentos dos dados do gráfico. Por padrão, o gráfico separado é baseado nos dois últimos valores da série de dados, mas é possível especificar quais os valores usados. Por exemplo, especifique o uso dos três últimos valores, ou dos valores abaixo de um valor de porcentagem especificado. No gráfico de pizza principal, os segmentos em que o gráfico separado se baseiam são combinados em um só.
É possível também especificar a distância entre os gráficos e o tamanho do segundo gráfico.
Gráfico de pizza Lado a Lado
Os gráficos de pizza lado a lado são baseados em duas ou mais colunas de dados. A seleção padrão, ‘Dados em: Colunas' no Assistente de Gráficos cria um gráfico de pizza pequeno para cada linha de dados. Em cada gráfico de pizza, o número de segmentos é igual ao número de colunas de dados existentes.
Se selecionar Dados em: Linhas no Assistente de Gráficos, é gerado um gráfico de pizza separado para cada coluna de dados. Em cada gráfico, o número de segmentos é igual ao número de linhas existentes.
Se as colunas ou linhas de dados não tiverem títulos, os gráficos de pizza individuais serão automaticamente numerados sequencialmente.
Gráficos de pizza tridimensionais
Os gráficos de pizza, gráficos de pizza separados e gráficos de pizza Lado a Lado têm subtipos tridimensionais. Os gráficos barra de pizza e barra setorial estão disponíveis somente em duas dimensões.

Gráficos de dispersão XY

Os gráficos de dispersão são geralmente usados com conjuntos de dados de grandes dimensões baseados em pares de valores, em vez de categorias e valores.

Os gráficos de dispersão XY requerem três colunas ou linhas de dados. Uma coluna fornece os valores do eixo X, como datas. Cada coluna restante fornece cada par de valores. Os dados ambientais podem fornecer algumas utilizações de gráficos de dispersão. Por exemplo, um conjunto de dados pode registrar a espessura de um lago gelado e temperaturas médias de inverno ao longo de vários anos. Esta tabela apresenta dados de exemplo para um gráfico de dispersão para comparar a espessura de gelo em um lago com a temperatura média de inverno:

Eixo X Eixo Y
Época do gelo Temperatura média Dez - Abr (Celsius) Espessura do gelo (cm)
2000-2001 -5 45
2001-2002 -4,5 60
2002-2003 -6,8 85

Para comparar, por exemplo, as temperaturas médias de inverno ao longo dos anos, você usaria um gráfico de linhas.

Subtipos de gráficos de dispersão

Os pontos de dados em gráficos de dispersão podem ser unidos com linhas. O perfil das linhas pode ser uniforme ou angular. Se utilizar linhas, é possível exibi-las com ou sem marcadores em cada ponto de dados.

Gráficos de área

Os gráficos de área ilustram a magnitude: por exemplo, o volume dos lucros de uma organização ao longo do tempo. Cada série de dados é exibida, por padrão, como uma área sólida colorida. Isso pode fazer com que uma série de dados menor seja completamente coberta por uma série de dados de dimensões maiores. Geralmente a solução é usar um subtipo empilhado ou 3D. Como alternativa, é possível atribuir diferentes graus de transparência a cada série de dados, de modo que seja possível visualizar outras séries de dados por trás da principal.

Subtipos de gráfico de área

Os dois subtipos principais de gráficos de área são os gráficos Empilhado e Empilhado com porcentagem. As áreas de um gráfico de área empilhado exibem a forma como o volume da contribuição de um elemento para o total do gráfico muda ao longo do tempo. Um gráfico empilhado com porcentagem exibe o volume da contribuição de um elemento como uma porcentagem do total. Os subtipos Empilhado e Empilhado com porcentagem têm subtipos tridimensionais. Embora incluam a exibição a três dimensões, esses subtipos têm somente dois eixos.

Também está disponível um subtipo 3D, o qual exibe os dados em relação a três eixos.

Gráficos de rosca

Os gráficos de rosca exibem anéis concêntricos. Cada coluna ou linha de dados forma um anel separado. Cada anel é segmentado de acordo com o número de linhas ou colunas nos dados. Cada segmento representa uma proporção do valor total da linha.

Por exemplo, os dados que se seguem gerariam um gráfico de rosca com três anéis:

Categoria 1 Categoria 2 Categoria 3
333333 333333 333333
1000000
301000 458000 241000

O anel interior seria dividido em três segmentos idênticos de diferentes cores.

O anel intermédio não seria segmentado.

O anel exterior teria três segmentos diferentes representando os valores da Linha 3, Coluna 1; Linha 3, Coluna 2; e Linha 3, Coluna 3.

É recomendável considerar usar um gráfico de pizza Lado a Lado como alternativa a um gráfico de rosca.

É possível especificar a dimensão do orifício no centro do gráfico de rosca. Se necessário, é possível rodar o anel interior a um número de graus especificado.

Gráficos de radar

Os gráficos de radar podem ser úteis para fazer comparações entre itens diferentes usando um conjunto padrão de critérios. Por exemplo, talvez você deseje avaliar vários candidatos diferentes para um determinado cargo e compará-los com o perfil ideal, ou comparar vários produtos de diferentes fornecedores.

Os gráficos de radar têm um eixo para cada linha de dados. Por exemplo, se existir uma linha para cada mês do ano, então existirão 12 eixos convergindo em um ponto central, como os raios em uma roda.

É possível incluir várias linhas em um gráfico ou criar um gráfico de radar separado para cada linha de dados. Os pontos de dados são unidos, formando uma forma distinta para cada linha. As diferentes formas dão uma rápida indicação visual de linhas semelhantes ou diferentes - especialmente se cada linha for exibida em um gráfico separado.

Por exemplo, os dados que se seguem dariam origem a quatro formas em um gráfico com seis eixos. Cada eixo representa um critério chave medido entre 5 (correspondência forte) e 1 (correspondência fraca). O candidato ideal é confiável, pontual, com alto raciocínio lógico e trabalha bem em equipe, mas não é particularmente criativo ou se aborrece facilmente:

Confiável Pontual Trabalho em equipe Criativo Lógica Facilmente entediado
Ideal 5 5 5 2 5 1
Candidato 1 2 3 3 5 2 4
Candidato 2 5 4 5 1 3 1
Candidato 3 3 4 4 3 3 3
Candidato 4 4 4 4 2 4 2

Se você desejar criar um gráfico de radar para cada linha, seria possível perceber pelas formas do gráfico que os candidatos 2 e 4 são os que mais se aproximam do ideal.

Subtipos de gráficos de radar

Os gráficos de radar podem ser exibidos com ou sem marcadores nos pontos de dados.

Os pontos de dados em um gráfico de radar são unidos por linhas. Em um gráfico de radar preenchido, a área limitada pelas linhas pode ser preenchida com uma cor.

Dois subtipos adicionais são o gráfico de radar com rótulos de dados e o gráfico de radar com marcadores e rótulos de dados. Devido ao espaço ocupado pelos marcadores e rótulos de dados, estes subtipos de dados são mais adequados a gráficos de radar com poucos eixos e poucas colunas.

Portfólio

Talvez você o conheça como gráfico de bolhas.

Os gráficos de portfólio exibem círculos de tamanhos variados dentro dos eixos X e Y. Os tamanhos dos círculos representam a magnitude dos valores exibidos. Por isso, o tamanho dos círculos e suas posições relativas nos eixos X e Y descrevem os dados que representam. É possível especificar se o tamanho representa a área ou o diâmetro dos círculos.

É possível usar gráficos de portfólio se cada série de dados for expressa por três valores numéricos (por exemplo, vendas reais, vendas projetadas e a diferença entre elas).

Se seus dados estiverem nas colunas A, B e C, os dados na coluna A formam o eixo X. Os dados na coluna B formam o eixo Y e os dados na coluna C determinam os raios dos círculos. Cada linha forma uma série de dados.

Eixo X Eixo Y Raio
Unidades vendidas Receita Quota de mercado (%)
295294 13026762 10
1085496 31746300 15
631591 42017951 33
1525291 45282083 42
Nota

Para exibir todas as séries em um gráfico de portfólio baseado em um hiperbloco, expanda o hiperbloco em uma linha, se os dados estiverem em linhas ou em uma coluna, se os dados estiverem em colunas.

Se você adicionar dados às colunas D e E, a coluna D formará o eixo Y de outro conjunto de dados. A coluna E determina o raio dos círculos nessa série. Da mesma forma, se você adicionar dados nas colunas F e G, eles tornam-se o eixo Y e o raio de um terceiro conjunto de dados.

Subtipos de gráfico de portfólio

Um subtipo exibe os círculos com um efeito tridimensional.

Os subtipos restantes dividem o plano de fundo do gráfico, ou área de plotagem, em diferentes ordenações de quadrantes em diferentes cores. Ao escolher o subtipo adequado, e ao redimensionar os quadrantes, é possível configurar um gráfico de modo que uma série de dados específica seja exibida em um quadrante de uma cor específica. Por exemplo, exiba valores abaixo de um nível específico em um plano de fundo vermelho para indicar um mau resultado e outros valores em um plano de fundo amarelo ou verde, para indicar resultados adequados ou bons.

Por padrão, os subtipos de quadrante exibem rótulos de dados. É possível especificar se os círculos têm rótulos com a indicação do tamanho de uma bolha ou do valor que representam.

Para exibir a série de dados de um subtipo de quadrante como bolhas, em vez de círculos, use os gradientes e outras opções na caixa de diálogo Formatar Série de Dados.

Gráficos de quadrante

Os gráficos de quadrante são semelhantes aos subtipos de quadrantes dos gráficos de portfólio.

Gráficos de estoque

Os gráficos de estoque são também conhecidos como gráficos de velas. Cada série de dados em um gráfico de estoque é uma ‘linha de máximo/mínimo' (porta-vela) que representa vários valores. Em um gráfico de estoque padrão, os valores representados são Alto, Baixo e Fecho. Ou seja, cada série de dados representa o preço mais alto, o preço mais baixo e o preço de fecho de um estoque. Em cada linha, um marcador indica o preço de fecho. Na guia Opções da caixa de diálogo Formatar Série de Dados, é possível desativar as linhas de máximo/mínimo e exibir somente os marcadores do preço de fechamento.

Para criar um gráfico de estoque ou qualquer um de seus subtipos, você deve selecionar somente os dados e não os títulos das colunas ou linhas. Por esse motivo, é essencial que seus dados estejam na ordem correta. Ou seja, para o gráfico padrão, três colunas ou linhas que representam, da esquerda para a direita e de cima para baixo, Alto, Baixo e Fechar.

Alto Baixo Fechar
01-Jan 75 45 50
02-Jan 52 51 53
03-Jan 54 40 52
Nota

Se as datas não forem corretamente exibidas, altere o formato de data na guia Número da caixa de diálogo Formatar Eixo.

Subtipos de gráfico de estoque

Cada subtipo de gráfico de estoque tem uma finalidade diferente e requer diferentes conjuntos de dados. A ordem correta das colunas ou linhas é essencial.

Abertura, Alto, Baixo, Fecho
Esse gráfico de estoque requer quatro séries de dados que representam o preço de abertura, o preço mais alto, o preço mais baixo e o preço de fecho de estoques. Um bloco (corpo da vela) de cada série de dados (porta-vela) representa a diferença entre os preços de abertura e fecho. Se o estoque fechar a um preço mais baixo que o preço de abertura, o bloco é exibido em roxo. Se o estoque fechar a um preço mais alto que o preço de abertura, o bloco é exibido em cinza.
Volume, Alto, Baixo, Fecho
Esse gráfico de estoque requer quatro séries de dados que representam o volume dos estoques negociados, seus preços mais altos, preços mais baixos e preços de fecho. Além das linhas que representam os valores mais alto, mais baixo e de fecho, as colunas representam o volume dos estoques negociados. Um marcador em cada linha representa o preço de fecho.
Volume, Abertura, Alto, Baixo, Fecho
Esse gráfico de estoque requer cinco séries de dados que representam o volume dos estoques negociados, seus preços de abertura, preços mais altos, preços mais baixos e preços de fecho. Além das linhas (que representam os valores de abertura, mais alto, mais baixo e de fecho), as colunas representam o volume dos estoques negociados. Os blocos (corpo da vela) representam a diferença entre os valores de abertura e de fecho. Se o estoque fechar a um preço mais baixo que o preço de abertura, o bloco é exibido em roxo. Se o estoque fechar a um preço mais alto que o preço de abertura, o bloco é exibido em cinza.

Gráficos de superfície

Um gráfico de superfície é semelhante a, por exemplo, um mapa topográfico que representa alturas a diferentes latitudes e longitudes. Em um mapa topográfico, a altitude, latitude e a longitude podem ser consideradas as variáveis Z, X e Y. A altitude (Z) muda em função dos valores das variáveis X e Y. Os gráficos de superfície podem ser usados de forma a que o valor de uma variável seja afetado pelos valores de um par de variáveis. Exemplos de uso incluem o teste de materiais - por exemplo, o teste da força mecânica de um material a temperaturas diferentes durante diferentes períodos de tempo.

Um gráfico de superfície tem o aspecto de uma chapa de malha de rede que é manipulada e dobrada para representar as variações nos valores. As células da malha de rede são preenchidas com cores diferentes, que representam intervalos de valores.

Os dados para um gráfico de superfície devem ser ordenados com as variáveis X e Y como títulos de linhas e colunas.

Subtipos de gráficos de superfície

Delineado
Um gráfico de superfície delineado é idêntico a um gráfico de superfície, exceto na medida em que as células da malha não são preenchidas com cores.
Gráficos de contorno
Os gráficos de contorno são representações de duas dimensões de gráficos de superfície de três dimensões. Eles têm o aspecto de gráficos de superfície visualizados diretamente de cima. Em um gráfico de contorno colorido, as cores representam intervalos de valores, como em um gráfico de superfície. Em um gráfico de contorno delineado, somente as linhas limitam os diferentes intervalos de valores.

Gráficos de cilindro, cone e pirâmide

Os gráficos de cilindro, cone e pirâmide podem ser considerados subtipos adicionais dos gráficos de colunas e barras. Eles servem o mesmo propósito e podem usar os mesmos dados que os gráficos de colunas e barras. Em vez de barras ou colunas, estes gráficos exibem cilindros, cones ou pirâmides. Os três tipos de gráficos têm duas dimensões com um efeito 3D, e todos eles têm os subtipos Empilhado e Empilhado com porcentagem. Cada tipo e subtipo podem ser exibidos horizontal ou verticalmente.

Gráficos de etapa

Um gráfico de etapa mostra a tendência (atrasado, adiantado ou em dia) do andamento em direção à conclusão das etapas do projeto.

O eixo X exibe as datas em que é concluída a revisão das datas de conclusão das etapas do projeto. Em cada data, o eixo Y exibe a data de conclusão prevista para a etapa.

Uma linha horizontal no gráfico indica que a data de conclusão prevista permanece constante.

Uma linha ascendente indica que a etapa provavelmente será concluída com atraso.

Uma linha descendente indica que a previsão é de que a etapa seja concluída antecipadamente.

Exemplo

No início de cada semana desse projeto, as datas para conclusão de três etapas são previstas:

30/06/2018 07/07/2018 14/07/2018 21/07/2018 28/07/2018
Etapa 1 01/08/2018 01/08/2018 07/08/2018 09/08/2018 15/08/2018
Etapa 2 01/08/2018 01/08/2018 01/08/2018 01/08/2018 01/08/2018
Etapa 3 01/08/2018 01/08/2018 01/08/2018 28/07/2018 18/07/2018

A data de conclusão estimada para a Etapa 2 permanece constante. No entanto, de 14/07/2018 em diante, é previsto que a Etapa 1 estará atrasada. A partir de 21/07/2018 , é previsto que a Etapa 3 será concluída antecipadamente.

Para criar um gráfico de etapa, realce os dados (incluindo os nomes das etapas e as datas das previsões). Clique em Assistente de Gráfico e selecione Etapa como o tipo de gráfico.

Subtipos de gráficos de etapa

Os gráficos de etapa têm somente um subtipo - com marcadores em cada ponto de dados.

Gráficos de passo

Tal como os gráficos de linhas, os gráficos de passo representam alterações nos dados ao longo do tempo. No entanto, os gráficos de passo representam os dados que sofrem alterações somente a determinados intervalos e que permanecem constantes. Por esse motivo, você poderia utilizar um gráfico de passo para representar alterações a taxas de juro bancárias que geralmente mudam somente a cada trimestre ou ainda com menos frequência. No entanto, para representar as flutuações diárias em taxas de câmbio de moeda ao longo de um período de tempo, você poderia usar um gráfico de linhas.

Um gráfico de passo exibe uma linha horizontal que sobe ou desce verticalmente a cada alteração do valor. É possível usar a opção Mover linha para cima primeiro, da caixa de diálogo Formatar Série de Dados, para especificar se as etapas ocorrerão nos marcadores no eixo ou entre eles.

Subtipos de gráficos de passo

Um gráfico de passo preenchido é o único subtipo de gráficos de passo. A área abaixo da linha do passo é preenchida com uma cor. Se você tiver duas ou mais séries de dados, a série de dados com os valores mais elevados pode sobrepor-se total ou parcialmente às restantes séries de dados. É possível solucionar esse problema, atribuindo diferentes graus de transparência a cada série de dados, de modo que seja possível visualizar outras séries de dados por trás da principal.

Histograma

Histogramas são usados para analisar a frequência com a qual ocorre cada valor em um intervalo. Histogramas podem ser criados no Microsoft Excel, mas o suplemento Analysis ToolPak é necessário. No Application Studio, realce a linha ou coluna de valores que deseja analisar e clique em Assistente de Gráfico. Selecione Histograma como o tipo de gráfico.

Existem quatro subtipos de gráfico. Os dois primeiros requerem apenas valores para o eixo Y. Os intervalos de valor no eixo X são calculados automaticamente. O segundo gráfico inclui a curva de distribuição normal. Você pode alterar o número de intervalos de valores na caixa de diálogo Formatar Séries de Dados.

O terceiro e quarto subtipos de gráfico exigem valores para o eixo Y e para os intervalos de valores no eixo X. O quarto gráfico inclui a curva de distribuição normal.

Para adicionar a curva de distribuição normal manualmente ao primeiro ou terceiro subtipo de gráfico, clique duas vezes no gráfico para que uma borda hash seja exibida. Clique com o botão direito do mouse em uma série de dados e selecione Adicionar Distribuição Normal.

Tacômetro

Cada série de dados é exibida como um ponteiro para um intervalo de valores. Se os dados contiverem três ou mais séries de dados, três intervalos de valores serão exibidos. Geralmente, Vermelho, Amarelo e Verde são especificadas como as cores dos intervalos de valores a serem representados, por exemplo, para resultados de vendas fracos, médios ou bons, respectivamente.

Para especificar o intervalo de valores ao qual cada cor é aplicada de uma destas formas:

  • Clique em um intervalo de valores no Modo de Design para selecioná-lo. Em seguida, clique duas vezes para exibir a caixa de diálogo Série de Intervalos de Valores. Especifique o intervalo de valores e a cor que irá representá-lo.
  • Clique duas vezes na série de dados para exibir a caixa de diálogo Formatar Série de Dados.

Barras e colunas multicoloridas

Existem quatro tipos de gráficos multicoloridos. O tipo padrão é um gráfico de colunas empilhadas. Cada valor é representado por uma coluna que é dividida em segmentos coloridos. Cada cor na coluna representa um intervalo de valores. Por exemplo, você pode classificar vendas por volume de negócios, com transações no valor de até US$ 10.000 representadas em vermelho, transações no valor de US$ 10.001 a US$ 20.000 em amarelo e transações acima de US$ 20.000 em verde. Nesse exemplo, uma transação no valor de US$ 20.000 seria representada por uma coluna vermelha e amarela. A metade inferior da coluna seria vermelha e atingiria 10.000 no eixo Y. A metade superior seria amarela e se estenderia de 10.000 a 20.000 no eixo Y. Uma transação no valor de US$ 21.000 seria representada por uma coluna vermelha, amarela e verde, com o segmento verde de 20.000 a 21.000 no eixo Y.

Um dos outros tipos de gráficos é um gráfico de barras empilhadas.

Os tipos de gráficos restantes são gráfico de colunas multicolorido e gráfico de barras multicolorido. Nesses gráficos, cada valor é representado por uma coluna ou barra, que é colorida de acordo com o valor que representa.

Para definir os intervalos de valores, clique com o botão direito do mouse em uma série de dados no Modo de Design e selecione Formatar Série de Dados. Clique na guia Opções da caixa de diálogo Formatar Série de Dados.

Mapa colorido

O mapa colorido é uma maneira interativa de visualizar como uma medida varia em uma área geográfica ou para mostrar variações dentro de uma região. Os valores representados pelo mapa se enquadram em vários intervalos. Cada intervalo é identificado por uma cor diferente.

Gráficos de mapas coloridos são implementados com a extensão da Web de mapas coloridos e, portanto, não estão disponíveis no assistente de gráficos.