Designer de Lista Relacional

Você pode criar listas relacionais em origens de dados relacionais ou em origens de dados do OLAP usando uma conexão de dados relacionais com um provedor do Infor OLAP Server.

Especifique o provedor na guia Conexão de uma conexão de dados no d/EPM Administration.

Com os provedores do Infor OLAP Server, você pode consultar cubos e dimensões OLAP com SQL, em vez de MDX. Ele pode ser usado para retornar elementos de várias dimensões OLAP em um único hiperbloco.

As listas relacionais são definidas por consultas SQL. Talvez sejam necessárias versões diferentes da mesma consulta para considerar diferenças no modo pelo qual diversos fornecedores de bancos de dados implementam o SQL. É possível escrever uma instrução SQL para cada provedor de banco de dados. O provedor selecionado para a conexão de dados determina qual versão do demonstrativo é usada.

Para garantir a segurança do ambiente, todas as instruções SQL que você cria e que têm como destino uma origem de nuvem Infor são analisadas em uma lista de constructos SQL seguros. A sintaxe da consulta SQL deve atender aos padrões SQL ANSI 92. A lista é aplicada apenas quando as origens de nuvem Infor podem ser afetadas.

Em ambientes locais, o botão Modo seguro alterna entre os modos seguro e não seguro. No modo seguro, as consultas que você escreve não podem fazer referência a objetos de relatório ou variáveis. No modo seguro, as consultas são enviadas como texto e nunca são interpretadas como fórmulas. Em ambientes de nuvem, o modo seguro é imposto e o botão é desabilitado.

Crie e faça a manutenção dos tipos de banco de dados no painel Provedores de banco de dados em d/EPM Administration.

O painel Editor de consulta do designer de lista tem as seguintes guias com tabelas, parâmetros, variáveis e instruções para criar as consultas:

  • Tabelas. Clique para exibir a estrutura hierárquica de tabelas e visualizações de bancos de dados.

    Dentro da estrutura, esses tipos de dados são indicados por ícones e dicas:

    • Booliano
    • Numérico integral
    • Numérico decimal
    • Data e Hora
    • String
    • Binário
  • Parâmetros. Nessa guia, é possível adicionar parâmetros e atribuir valores a eles. É possível usar parâmetros de valor simples e de valores múltiplos. Em instruções SQL, consulte parâmetros de valor único com @[parameter_name. Faça referência a parâmetros de valores múltiplos com @@[nome_do_processo]. Os valores em parâmetros de valores múltiplos devem ser separados pelo caractere pipe (|). O uso de parâmetros em consultas é opcional.
  • Variáveis. Clique para exibir as variáveis globais e as listas globais disponíveis. É possível referenciar objetos que são válidos no relatório, mas que não fazem parte do banco relacional. É possível combinar dados multidimensionais e relacionais em um relatório por meio de variáveis globais.
  • Instruções. Clique para exibir elementos de instruções SQL, como Select, From etc., que podem ser usados em consultas.

Gravar instruções SQL no painel Editor de consulta. Como alternativa, clique duas vezes nos itens na guia Tabelas e edite a sintaxe resultante.

Na lista Tipos de banco de dados, selecione o provedor de banco de dados para o qual escrever cada instrução.

Nota

Os bancos de dados Oracle diferenciam maiúsculas e minúsculas. Geralmente, todos os nomes de tabelas e colunas estão em MAIÚSCULAS. Se um banco de dados Oracle incluir nomes de tabelas ou colunas com letras maiúsculas e minúsculas, você deve colocar esses nomes entre aspas, nas consultas SQL (por exemplo, "nome_tabela").

Clique em Visualizar consulta para mostrar o resultado da consulta SQL, baseado na avaliação da função ou dos valores de variáveis atuais.

Clique em Visualizar na barra de ferramentas do designer de lista para habilitar o painel Visualizar e exibir os resultados de uma consulta.

Se a primeira coluna da consulta não for exclusiva, os valores duplicados serão exibidos no painel Visualizar. Para resolver isso, use o campo Usar número de linha como índice no painel Avançado do designer de lista. Isso adiciona um índice numérico ascendente à seleção relacional no painel de visualização, que é exibido no local dos valores duplicados. Isso não afeta a exibição dos resultados no Designer de Lista Relacional.

Nota

Esse índice não é idêntico aos índices do banco de dados relacional.

Para limitar o número de linhas retornadas por uma consulta, habilite o limite de linha no painel Avançado do designer de lista e especifique o número de linhas a serem exibidas.

Por padrão, não é possível fazer write-back de valores em listas relacionais. Para habilitar o write-back, selecione Verdadeiro no campo Lista gravável no painel Avançado. Para maximizar o desempenho, não habilite o write-back desnecessariamente.