Guia Opções

Para todos os tipos de gráfico, exceto Superfície e Quadrante, a caixa de diálogo Formatar série de dados tem uma guia Opções.

As opções da guia Opções variam de acordo com o tipo de gráfico e, em alguns casos, com seu subtipo. Em alguns casos, uma opção é aplicável apenas a um único tipo de gráfico.

Ângulo da primeira fatia
Por exemplo, nos gráficos de Pizza, Rosca e Radar, é possível rodar o gráfico em um ângulo específico.
Profundidade do gráfico
Em gráficos com um efeito tridimensional, é possível especificar a profundidade aparente do gráfico. As profundidades da série de dados ajustam-se à profundidade do gráfico. Em gráficos de Cilindro, por exemplo, isso pode mudar a forma da série de dados.
Linhas de conexão
A opção Linhas de conexão está disponível em gráficos empilhados de duas dimensões e em gráficos Barra setorial e Pizza setorial. Em gráficos empilhados, as mesmas categorias de dados em diferentes pilhas são conectadas por linhas.
Em gráficos de Barra setorial e Pizza setorial, é exibido um gráfico secundário junto do gráfico de Pizza principal. O gráfico secundário é baseado em um subconjunto dos dados do gráfico principal. No gráfico principal, as séries de dados que formam o subconjunto são combinadas em uma só. As linhas de conexão conectam o gráfico secundário à série de dados combinada no gráfico principal.
É possível especificar o estilo e a cor das linhas de conexão. No Modo de design, clique duas vezes em uma linha de conexão para exibir a caixa de diálogo Formatar linhas de série.
Cortar série por
Em gráficos de Barra setorial e Pizza setorial, o gráfico secundário é baseado em um subconjunto dos dados do gráfico principal. No gráfico principal, as séries de dados que formam o subconjunto são combinadas em uma só fatia do gráfico de pizza.
Por padrão, a Posição é selecionada na lista 'Cortar série por' e o gráfico secundário é baseado nos dois últimos valores da série de dados. É possível especificar um número diferente de valores para utilizar.
Se você selecionar Valor na lista 'Cortar série por', é possível especificar que o gráfico secundário seja baseado em valores inferiores a um valor especificado.
Se você selecionar Porcentagem na lista 'Cortar série por' , é possível especificar que o gráfico secundário se baseie nos valores que formam menos do que uma porcentagem especificada dos valores totais.
Para as opções Valor e Porcentagem, se os dados não contiverem o valor especificado, o gráfico secundário não será exibido.
Distância
Por exemplo, em um gráfico de colunas, cada categoria pode incluir várias séries de dados. É possível especificar a distância entre as categorias. Para especificar a distância entre as séries de dados em uma categoria, especifique um valor positivo no campo Sobrepor.
Em gráficos Pizza setorial e Barra setorial, a Distância especifica a distância entre os gráficos principal e secundário.
Linhas de projeção
As linhas de projeção são um auxílio visual disponível em, por exemplo, Gráficos de linhas, Gráficos de perfil e Gráficos de estoque. Nesses gráficos, os pontos de dados de cada série de dados se encontram todos nos mesmos planos, e por isso podem ser unidos por linhas retas. Uma linha de projeção atravessa os pontos de dados e intercepta o eixo de Categoria. Se existir somente uma série de dados, a linha une todos os pontos até o eixo Categoria.
É possível especificar o estilo e a cor das linhas de projeção. No Modo de design, clique duas vezes em uma linha de conexão para exibir a caixa de diálogo Formatar linhas de projeção.
Ajustar tamanho da bolha a
As bolhas em um gráfico de Portfólio têm um tamanho padrão. É possível aumentar ou diminuir seu tamanho por uma porcentagem do valor padrão. Os tamanhos relativos de todas as bolhas permanecem iguais.
Profundidade do intervalo
Em gráficos com um efeito tridimensional, é possível especificar o intervalo aparente entre a série de dados e a parede traseira e borda frontal da área de plotagem.
Linhas de máximo/mínimo e barras superiores/inferiores
As linhas de máximo/mínimo são linhas verticais que representam a diferença entre os valores mais alto e mais baixo de uma categoria. Elas são exibidas por padrão em gráficos de estoque. Em dois dos subtipos do gráfico de estoque (Volume, Abertura, Baixo, Fecho e Abertura, Alto, Baixo, Fecho), são adicionadas barras superiores/inferiores às linhas de máximo/mínimo. Isso dá a cada série de dados o aspecto de uma vela e do porta-vela - a partir da qual os gráficos de estoque recebem seu nome alternativo: gráficos de Vela. Diferentes cores de preenchimento das barras indicam se o estoque fechou a sessão com um valor mais alto ou baixo do que o preço de abertura.
Ao contrário de Linhas de projeção, as Linhas de máximo/mínimo não interceptam o eixo Categoria.
É possível especificar o estilo da linha e a cor das linhas de máximo/mínimo e das barras superiores/inferiores. No Modo de Design, clique duas vezes em uma linha ou barra para exibir a caixa de diálogo Formatar Linhas de Máximo/Mínimo, Formatar Barras Superiores ou Formatar Barras Inferiores, conforme adequado.
As linhas de máximo/mínimo e as barras superiores/inferiores também estão disponíveis, por exemplo, em Gráficos de linhas e Gráficos de perfil.
Classes de histograma
É possível especificar o número de classes ou ‘compartimentos' em que os dados são divididos. Em um histograma, o número de pontos de dados que corresponde a cada classe é contado. Em um histograma de valor Y, as classes são calculadas automaticamente, mas você pode usar essa opção para ajustar o número de classes.
Rótulo do eixo do radar
Em Gráficos de radar, é possível especificar se os eixos possuem rótulos. Por padrão, os rótulos são exibidos.
É possível especificar a fonte e o alinhamento dos rótulos de radar. No Modo de Design, clique duas vezes em um rótulo para abrir a caixa de diálogo Formatar Rótulo de Radar.
Mover linha para cima primeiro
Essa opção aplica-se a Gráficos de etapas. Por padrão, as etapas são pontos intermediários, entre as categorias no eixo de Categoria. Por exemplo, se, no primeiro trimestre de um ano financeiro, uma taxa de juros for de 1%, e no segundo trimestre ela for de 1,5%, a etapa encontra-se entre os marcadores de 1% e 1,5% no eixo de Categoria. Se desmarcar a caixa de seleção Mover linha para cima primeiro, a etapa encontra-se no marcador de 1,5%.
Sobrepor
Por padrão, as séries de dados em um gráfico de barras, por exemplo, são adjacentes entre si. No campo Sobrepor, é possível especificar um número positivo ou negativo. Um número negativo causa a sobreposição da série de dados. Um número positivo cria um intervalo entre as séries de dados. Os valores especificados afetam todas as séries de dados de um gráfico.
A opção Sobrepor não está disponível, por exemplo, em gráficos de linhas.
Áreas de desvio positivo e negativo
É necessário especificar essa opção individualmente nas duas séries de dados que limitam as áreas do desvio. Por padrão, os dados de exemplo exibidos no Modo de Design têm três séries de dados. Assegure-se de que especifica essa opção nas duas séries de dados que serão exibidas.
É possível formatar as áreas de desvio positivo e negativo. No Modo de Design, clique duas vezes na área para formatar. A caixa de diálogo Formatar áreas de desvio positivo ou Formatar áreas de desvio negativo é exibida, conforme adequado.
Mostrar bolhas negativas
Por padrão, se um valor que especifica o raio de uma bolha é negativo, a bolha é exibida com uma borda e um preenchimento em branco. Desmarque a caixa de seleção Mostrar bolhas negativas para impedir a exibição de bolhas com raios negativos.
Tamanho do orifício da rosca
Por padrão, o orifício de um gráfico de rosca é 50% do tamanho da rosca. É possível especificar uma porcentagem diferente, entre 10% e 90%.
Tamanho da segunda área de plotagem
Em gráficos Pizza setorial e Barra setorial, é exibido um gráfico secundário junto ao gráfico principal. É possível alterar os tamanhos relativos dos gráficos principais e secundários do gráfico, especificando o tamanho da segunda área de plotagem.
O tamanho representa
O tamanho da bolha pode representar as áreas das bolhas ou seus diâmetros.
O diâmetro de um círculo é proporcional ao raio, mas a sua área é proporcional ao quadrado do seu raio. Isso pode ter implicações no modo como os usuários interpretam os tamanhos das bolhas. Pode ser útil para informar aos usuários que a opção de escala foi aplicada.
Intervalos de valores
É possível utilizar intervalos de valores em gráficos de barras de tacômetro e multicoloridos, por exemplo, para especificar a cor a que cada série de dados aponta e os intervalos dos valores que as cores representam.
Se você selecionar a opção Automático para intervalos de valores, o gráfico exibe áreas do mesmo tamanho em vermelho, verde e amarelo.
Variar cores por ponto
Em gráficos de barras, por exemplo, com uma única série de dados, todas as barras são exibidas com a mesma cor. Selecione Variar cores por ponto para aplicar uma cor diferente a cada barra.
Web
Você pode ativar a interatividade e a animação para séries de dados individuais para um gráfico inteiro.
Para ativar as opções de interatividade e animação para um gráfico, selecione as opções Interativo e Animado na guia Outras Opções da caixa de diálogo Opções de Gráficos.