Guia Escala

A guia Escala é uma guia da caixa de diálogo Formatar eixo.

A guia Escala tem diferentes opções para os eixos de Valor e Categoria: Em um Gráfico de coluna, por exemplo, o eixo Valor é o eixo Y. Em um Gráfico de barra, o eixo Valor é o eixo X.

Eixo de valor

Na guia Escala do eixo de Valor, você pode especificar estas opções:

  • o tipo de escala
  • os valores dos marcadores principais e secundários
  • o ponto em que o eixo Valor cruza com o eixo Categoria
  • se os valores do eixo são apresentados por ordem ascendente ou descendente.
Tipo de escala
A escala pode ser do tipo Linear, Logarítmico ou Tempo.
A escala do tipo Linear exibe os valores reais no eixo Valor. A escala do tipo Logarítmico exibe logaritmos dos valores. A escala do tipo Logarítmico pode ser útil se o gráfico incluir uma ampla variedade de valores. Por exemplo, com a escala Linear, o eixo Valor de um gráfico de colunas com os valores 10, 20, 300 e 40.000 exibiria de 0 a 40.000, em incrementos de 5.000. Nesse caso, as colunas dos valores inferiores são muito pequenas para serem exibidas. Mas, neste exemplo, com a escala do tipo Logarítmico, o eixo Valor exibe 10, 100, 10.000 e 100.000 e colunas para todos os valores.
Por exemplo, os Gráficos de etapa usam a escala Tempo. O eixo de valor de um gráfico de etapa pode exibir, por exemplo, Meses como unidades dos marcadores principais e números de início de semana como unidades dos marcadores secundários, ou ainda Trimestres como unidades principais e Meses como unidades secundárias.
Valores
Para cada tipo de escala, os valores exibidos no eixo são automaticamente atribuídos. Contudo, é possível especificar diferentes valores para estes parâmetros:
  • Mínimo: o valor mais baixo a ser exibido no eixo
  • Máximo: o valor mais alto a ser exibido no eixo
  • Unidade principal: unidades que os marcadores principais representam
  • Unidade secundária: unidades que os marcadores secundários representam
Por exemplo, em um gráfico que inclui valores entre 0 e 500, o eixo Valor pode ser marcado em incrementos de 50. Esses incrementos são os marcadores principais. Nesse caso, os marcadores secundários, as subdivisões, geralmente representam incrementos de 10. Para fornecer mais detalhes, é possível exibir os marcadores secundários em incrementos de 5 ou 1.
Para alterar um valor, desmarque a respectiva caixa de seleção na coluna Automático(a) e especifique o valor necessário no campo adjacente.
Você também pode alterar o valor em que o eixo Categoria cruza com o eixo Valor. Por exemplo, em um gráfico de colunas que contenha apenas valores positivos, o eixo Categoria está nos ângulos retos em relação ao valor mais baixo no eixo Valor. Contudo, para realçar os valores inferiores, você pode colocar o eixo Categoria nos ângulos retos em relação a um valor mais alto. Nesse caso, os valores inferiores, embora sejam positivos, seriam exibidos abaixo do eixo Categoria, e os valores superiores acima dela.
Você pode exibir o eixo Categoria nos ângulos retos em relação ao valor mais baixo no eixo Valor, ao valor mais alto ou a um valor especificado por você.

Se necessário, é possível exibir os valores do eixo em ordem inversa. Ou seja, por exemplo, em um gráfico de colunas que exiba valores positivos, a série de dados é exibida abaixo do eixo de Categoria, não acima dele.

Se a escala for do tipo Tempo, estas são as opções:

  • Existem listas para as unidades principais e secundárias nas quais é possível selecionar várias unidades de tempo.
  • Para as unidades principais e secundárias, é possível especificar o formato em que elas são exibidas.
  • Se o eixo Valor incluir a data atual, é possível optar por exibir uma linha na data atual.
  • Se as unidades principais ou secundárias forem dias, é possível realçar Sábados e Domingos. Selecione Cores de feriados.
  • Você pode especificar a largura ocupada por dias individuais. Aumentar a largura significa ampliar o gráfico. Se necessário, é possível especificar um novo ponto inicial para o gráfico. Ou seja, é possível excluir áreas do gráfico que não contenham dados.
  • É possível especificar um intervalo entre o eixo e os dados do gráfico.

Eixo Categoria

A guia Escala tem as seguintes opções para o eixo Categoria:
Interseção de eixo de categoria em
Tal como com o eixo Valor, é possível especificar em que ponto no eixo Categoria os eixos Categoria e Valor se cruzam. É possível exibir o eixo Valor nos ângulos retos em relação ao valor mais baixo no eixo Categoria, ao valor mais alto ou a um valor especificado por você.
Número de categorias entre rótulos de marcas de escala
Por padrão, cada categoria no eixo Categoria tem um rótulo. É possível especificar que apenas algumas categorias tenham rótulos. Por exemplo, se as categorias forem os anos de 2006 a 2010, especifique que apenas os anos 2006, 2008 e 2010 são exibidos no eixo.
Número de categorias entre marcas de escala
Por padrão, existe uma marca no eixo à esquerda e à direita de cada categoria. Se necessário, é possível especificar que duas ou mais categorias são exibidas entre as marcas.
Interseção de eixo de valor entre categorias
Por padrão, o eixo Valor cruza o eixo Categoria em uma marca de escala no eixo Categoria. Se necessário, é possível especificar que o eixo Valor faz a interseção na metade do caminho, entre as marcas de escala que limitam uma categoria. Marque a caixa de seleção Interseção de eixo de valor entre categorias.
Categorias em ordem inversa
Se necessário, é possível especificar que as categorias são exibidas em ordem inversa. Ou seja, por exemplo, entre 2010 e 2006, em vez de entre 2006 e 2010.
Automático
Por padrão, todas as categorias são exibidas no eixo Categoria. Se necessário, é possível limitar as categorias que são exibidas. Existem duas opções. Se, por exemplo, existirem seis categorias e você desejar exibir apenas as primeiras quatro, desmarque a caixa de seleção Automático(a) e especifique 4 no campo Número de categorias visíveis.
No entanto, se existirem, por exemplo, seis categorias e você desejar exibir apenas as últimas quatro, desmarque a caixa de seleção Automático(a) e especifique 4 no campo Número de categorias visíveis. Especifique 3 no campo Iniciar no número de categoria. São exibidas apenas as categorias 3, 4, 5 e 6.
Nota

Por padrão, no Modo de exibição, o eixo de Categoria exibe todas as categorias especificadas nos dados do gráfico. No entanto, o número exibido automaticamente no campo Número de categorias visíveis depende dos dados de exemplo especificados no Assistente de gráfico. Por padrão, são exibidas três categorias de exemplo. Não é possível aumentar o valor do campo Número de categorias visíveis para um número superior ao número de categorias de exemplo especificado no Assistente de Gráfico. No entanto, é possível recriar o gráfico e especificar o número necessário de categorias na etapa Origem de dados do Assistente de gráfico.

Para gráficos como os gráficos de pizza, que não têm eixos, é possível especificar o número de categorias na guia Opções da caixa de diálogo Opções de gráficos.