Listas

Os elementos de um banco de dados multidimensional são mantidos em dimensões e hierarquias. Crie listas a partir das dimensões e hierarquias no painel Estrutura de banco de dados. Em seguida, arraste listas para relatórios para criar hiperblocos ou para preencher outros objetos de lista.

Quando você arrasta uma lista para um relatório, ela é copiada para uma lista local. Se você usar o Assistente de criação de hiperbloco, poderá especificar o escopo da definição da lista como Lista local ou Lista global.

Nota

A distinção entre listas locais e globais não se aplica a listas em fatias.

Algumas vezes, não será útil usar uma lista completa em um relatório. Por exemplo, se você tiver uma lista de períodos, talvez queira exibir somente os anos ou trimestres, mas não os meses, as semanas etc. Por isso, o Application Studio contém designers de lista que você pode usar para especificar quais os elementos serão incluídos em listas de diferentes tipos. Você pode desenhar listas antes ou depois de inseri-las em relatórios.

O Designer de lista de servidores destina-se a desenhar listas de servidor, listas personalizadas e listas de variáveis. Para criar hiperblocos baseados em listas de servidores ou para preencher outros objetos de lista, é possível arrastar dimensões e hierarquias do painel Estrutura de banco de dados para um relatório.

No Designer de lista relacional, é possível desenhar listas com base nas origens de dados relacionais.

As listas podem ser válidas para todo o Catálogo de relatórios (listas globais) ou somente para um relatório (listas locais).

Em relatórios, você exibe listas em objetos de lista, como caixas de combinação, caixas de listagem e hiperblocos.