Opções avançadas do designer de lista

No painel Avançado, você pode modificar o comportamento e a representação de uma lista.

Geral

A seção Geral tem quatro campos que definem a origem de dados de uma lista. Ou seja, a conexão de dados, o cubo, a dimensão e a hierarquia em que se baseia a lista. Cada campo contém a opção <Editar fórmula>. Use-a, por exemplo, para tornar a dimensão dependente em uma variável. Isso é necessário quando você cria relatórios dinâmicos nos quais, por exemplo, os usuários podem usar ações de arrastar e soltar para trocar as dimensões de colunas e linhas. Nesse caso, você pode armazenar as dimensões de coluna e linha em variáveis separadas e tornar as dimensões dependentes nessas variáveis.

Hierarquia

Esta tabela mostra as opções de hierarquia no painel Avançado.
Opção Descrição
Distinto Especifica se os elementos que aparecem várias vezes em uma lista serão exibidos. É possível suprimir elementos que tenham os mesmos nomes exclusivos ou suprimir elementos que tenham os mesmos nomes.

Selecione Mostrar tudo para exibir todos os elementos, incluindo duplicatas.

É possível especificar uma fórmula para controlar a supressão de duplicatas.

Hierarquizado Exibe a hierarquia por níveis. Cada nível é separado.
Inverter hierarquia Inverte a hierarquia para que os filhos sejam exibidos acima dos pais.
Proteger estrutura ao fazer análise detalhada
Cuidado
Se usada incorretamente, essa opção pode resultar em elementos ocultos e inacessíveis.
As listas podem ser calculadas estaticamente ou de forma dinâmica. O cálculo estático carrega de uma vez todos os elementos da lista do servidor. O cálculo dinâmico carrega elementos somente ao expandir a lista.

O método usado pode afetar o desempenho, e vários fatores determinam o método de cálculo que é usado em cada situação. Por exemplo, o cálculo estático sempre será usado se a lista não tiver hierarquias.

O cálculo dinâmico usa a propriedade .children de listas. Geralmente, é o método mais rápido de calcular uma lista.

A opção Proteger estrutura ao fazer busca detalhada força o uso da propriedade .children, independente da estrutura da lista.

Se você usar a seleção de estrutura, filtros ou MDX personalizados, poderá criar legitimamente uma hierarquia quebrada. Por exemplo, você pode excluir North/South America dessa hierarquia: World>North/South America>North America.

Neste exemplo, se a estrutura Proteger ao fazer busca detalhada é True, nenhum resultado é retornado ao expandir o elemento World.

Lista

Esta tabela mostra as opções de lista no painel Avançado:

Opção Descrição
Armazenável em Cache

Por padrão, as listas do servidor são armazenadas em cache e salvas na memória de onde é possível recuperá-las com mais eficiência do que do servidor de banco de dados. Isso é particularmente útil para listas usadas com frequência. O status do cache é verificado a cada dois minutos para manter consistência dos dados. É necessário verificar a consistência dos dados porque cada instância (usuário) tem um cache separado. Se um usuário alterar uma lista, poderá levar até dois minutos para que essas alterações sejam atualizadas nos caches de outros usuários.

Se vários usuários simultâneos atualizarem um relatório frequentemente, os benefícios do armazenamento em cache poderão ser superados pela necessidade de atualizar o relatório com mais frequência. Nesses casos, defina Armazenável em cache como Falso.

Descrição Como opção, adicione uma descrição de texto de uma lista.

Subconjunto

Quando a função SUBSET é definida como 'Verdadeiro', três parâmetros são ativados. São eles: 'Contagem', 'Elemento base' e 'Início'. Com eles, é possível definir um subconjunto que controle quais elementos de uma lista local são exibidos.

Defina o número de elementos a serem exibidos no subconjunto (Contagem). Em seguida, especifique o ponto na hierarquia em que o subconjunto deverá ser iniciado (Início) em relação a um elemento selecionado (Elemento base). O ponto de início pode ser o mesmo que o elemento base ou pode ser diversos elementos abaixo dele.

Exemplo

A dimensão Produto do cubo Análise do aplicativo Samples é uma lista de produtos que contém grupos e subgrupos de produtos, além de produtos individuais. Um subconjunto de três elementos com Todos os produtos como seu elemento base e como seu início exibe os primeiros três elementos da hierarquia Produto ("Todos os pneus", o primeiro subgrupo de produtos e o primeiro elemento desse subgrupo). Esse subconjunto é definido como Contagem=3, Elemento base =Todos os Pneus, Início =0.

Modificar o início de 0 (o mesmo do elemento base) para 1 move o subconjunto de um elemento para baixo na hierarquia. Agora, ele exibe o primeiro subgrupo e os primeiros dois produtos individuais.

A alteração do ponto inicial para 2 exibe apenas os três primeiros produtos individuais.