RWDB

Quando você exibe uma lista relacional em um hiperbloco, somente a primeira coluna de dados é exibida. Com as funções RDB e RWDB, é possível exibir duas ou mais colunas. Por exemplo, estenda um hiperbloco para criar células de valor adicionais e insira uma função em cada uma delas.

Use RWDB para fazer write-back de valores no banco de dados. É necessário remover a proteção da célula em que você deseja gravar, e a lista relacional deve ser gravável.

A função RWDB dá suporte a estas combinações principais, com as quais você pode gravar 0, Nulo ou uma string vazia no banco de dados:

  • DEL: grava 0
  • CTRL+DEL: grava Nulo
  • BACKSPACE: grava uma string vazia ("")
  • CTRL+BACKSPACE: grava uma string vazia ("")

Sintaxe

=RWDB(HYPERBLOCK("hyperblock_name"),row_index,column_name)

Se inserir a função RWDB na célula de valor do hiperbloco, você poderá usar a referência da célula de saída chave como o índice de linhas. O hiperbloco então listará as duas colunas de dados.

Exemplo

=RWDB(HYPERBLOCK("hyperblock1"),B3,"ProductName")
	 
A função RWDB pode ser usada fora de uma célula de hiperbloco. Use o número de uma linha na lista relacional como o índice de linhas.
Nota

No Modo de design, o resultado da fórmula RWDB é exibido como #VALUE!. No Modo de exibição, o resultado é exibido corretamente.