Guia Padrão
A guia Padrão tem diversas opções para formatação de gráficos. Entretanto, a disponibilidade da guia Padrão depende destes fatores:
- do tipo de gráfico
- Da área do gráfico selecionada para ser formatada.
Por exemplo, em um gráfico de linhas, a guia Padrão está disponível para formatação da área do gráfico e da área de plotagem, mas não para formatação da série de dados. Em um gráfico de barras, no entanto, a guia também fica disponível para formatação da série de dados.
A guia Padrão tem quatro opções de Preenchimento:
- Automático
- Preenchimento sólido
- Sem preenchimento
- Gradientes e outras opções
Opções de preenchimento
- Automático
- Selecione para aceitar a cor padrão para a série de dados.
- Preenchimento sólido
- Selecione Visualizar. para especificar uma cor para a série de dados. Selecione uma cor na Lista de cores. Uma visualização é exibida no campo
- Sem preenchimento
- Se você selecionar Formatar Área de Plotagem. , a série de dados ficará com a cor do plano de fundo do gráfico. A cor é branca por padrão, mas você pode especificar uma cor diferente na caixa de diálogo
- Gradientes e outras opções
- Selecione Gradientes e outras opções para ativar o botão .
Opções de borda
É possível especificar as bordas de todas as opções de preenchimento.
Para cada opção de preenchimento, é possível aceitar o estilo de borda padrão. Como alternativa, você pode especificar uma borda definida pelo usuário ou uma borda gradiente.
É possível aplicar um efeito de sombra a todas as opções de borda.
Para uma borda definida pelo usuário, especifique estas opções:
- Um estilo: por exemplo, Sólido ou tracejado.
- Cor
- Largura
- Transparência: Especifique o grau de transparência da borda. Por exemplo, se você especificar uma borda transparente para uma série de dados e uma cor para o plano de fundo para o gráfico, a cor do plano de fundo ficará visível através da borda.
- Arredondamento: Selecione um valor entre 0 e 100 no campo Arredondamento para especificar o arredondamento da borda. Por exemplo, se você especificar uma borda arredondada para a série de dados em um gráfico de barras, a série de dados é exibida em formas ovais em vez de retângulos.
- Tipo de ponta: Especifique se as extremidades dos traços de uma borda tracejada são arredondadas, quadradas ou planas.
- Tipo de união: Especifique se o ângulo externo onde as linhas horizontal e vertical de uma borda encontram-se é esquadriado, arredondado ou biselado.
Se você selecionar a opção Borda gradiente, o botão Editar Borda.
é ativado. Clique em para exibir a caixa de diálogoAs opções para especificar uma borda gradiente são as mesmas para especificar um gradiente como plano de fundo de um gráfico, área de plotagem ou série de dados.
Além disso, é possível especificar a largura e o arredondamento de uma borda gradiente.
Você pode especificar uma sombra sob uma borda. Isso pode ser usado, por exemplo, para criar a ilusão de que a série de dados de um gráfico ergueu-se sobre o plano de fundo do gráfico.
Se você selecionar a opção Sombra, o botão Editar Sombra.
é ativado. Clique em para exibir a caixa de diálogoVocê pode especificar a cor, a transparência e o desfoque de uma sombra. Por exemplo, se você especificar uma borda transparente para uma série de dados e uma cor para o plano de fundo para o gráfico, a cor do plano de fundo ficará visível através da borda. A opção Desfoque especifica o nível de definição da borda da sombra. Um valor baixo especifica uma borda nítida. Valores mais altos especificam uma borda desfocada.
Você também pode alterar a distância aparente e o ângulo da fonte de luz. Um ângulo de 0 grau significa sem sombra.
Exportar e importar
Você pode exportar a definição de um formato de gráfico para um arquivo .cid e importá-la para outra instância do Application Studio.
Para exportar uma definição:
- Clique em
- Especifique um nome de arquivo e o local no qual ele será salvo
- Clique em
Para importar uma definição:
- Clique em
- Procure o arquivo .cid para importar
- Clique em .
- Clique em para aplicar a definição à área selecionada do gráfico.
Inverter se negativo
Essa opção inverte o efeito de preenchimento aplicado a uma série de dados se a série de dados representar um valor negativo.
Por exemplo, você cria um gráfico de coluna para representar os lucros da venda de vários produtos durante três anos.
Você especifica que a série de dados para o Produto X exibe a imagem de uma seta apontando para cima.
No Ano 1, o Produto X tem uma perda. Sua série de dados é exibida abaixo do eixo X, mas a seta ainda aponta para cima. Se você selecionar
, a seta aponta para baixo para o Ano 1.O efeito da opção Inverter se negativo ficará visível dependendo do estilo de preenchimento que você escolheu. Seu efeito ficará visível, por exemplo, se imagens ou gradientes verticais forem usados, mas não se uma cor sólida for usada.