Criar um relatório com base em um modelo de relatório

Use o Assistente de relatório para executar estas ações:
  • Crie e edite relatórios com base em modelos
  • Especificar parâmetros para relatórios criados para serem usados em painéis.
Para criar um relatório com base em um modelo, acesse o Assistente de relatório no menu Extras ou na caixa de diálogo Criar relatório. Se você acessá-lo a partir da caixa de diálogo Criar relatório, será exibida Etapa 3 do Assistente.

Para que seja editável no Assistente de relatório, o valor da opção Editável com o assistente de relatório deve ser "True" na guia Opções do painel de propriedades do relatório. Para editar um relatório no Assistente de relatório, clique no relatório no Catálogo de relatórios e selecione Editar > Com assistente de relatório.

Esse tópico descreve como acessar e usar o Assistente de relatório no menu Extras.

  1. Selecione Extras > Assistente de relatório (novo relatório).
  2. Selecione um modelo de relatório e clique em Avançar.
  3. Especifique o Nome do relatório.
  4. Como opção, especifique uma descrição do relatório.
  5. Selecione a pasta de destino em que será criado o relatório.
  6. Você também pode clicar em Usar folha de estilo e selecionar uma folha de estilo.
    Nota

    Se a opção Usar folha de estilo não estiver disponível, isso significa que foi desativada pelo designer do modelo.

  7. Clique em Avançar.
    O parâmetro de conexão de dados é exibido.
  8. Na coluna Valor, selecione a conexão de dados a ser usada.
  9. Selecione o cubo a ser usado.
    É exibido um campo para cada dimensão exigida pelo modelo. As dimensões que você atribui aos campos variam de acordo com a conexão de dados selecionada.

    Por exemplo, o aplicativo Samples tem vários cubos. Cada cubo tem uma dimensão Medidas. Para o cubo Análise, a dimensão Medidas é denominada Medida e, para o cubo Vendas, a dimensão Medida é denominada Lucros. Ambos incluem medidas, como Margem bruta e Receita líquida. De forma semelhante, cada cubo tem uma dimensão de versão. Essa é uma dimensão que inclui cenários de planejamento, como Realizado, Orçamento e Previsão. No cubo Análise da dimensão Valtype é a dimensão de Versão. No cubo Vendas, a dimensão de versão é denominada Versão.

    Geralmente, um modelo necessita de várias dimensões de filtro, as quais são exibidas em caixas de combinação em relatórios. As dimensões de filtro afetam a fatia de dados analisados em um relatório. Por exemplo, em um relatório sobre vendas de produtos por região, uma dimensão de tempo usada como dimensão de filtro permitiria ao usuário selecionar o ano para o qual deseja visualizar as vendas. Como alternativa, em um relatório sobre vendas de produtos em um determinado ano, uma dimensão de filtro de região permitiria ao usuário visualizar as vendas em diferentes regiões.

  10. Atribua as dimensões adequadas.
    À medida que cada dimensão é atribuída, é exibido um campo de hierarquia para essa dimensão. Se cada dimensão tiver apenas uma hierarquia, o campo de hierarquia será preenchido automaticamente. Se a dimensão tiver várias hierarquias, especifique a hierarquia a ser usada.
  11. Especifique todos os elementos requeridos pelo modelo.
    Por exemplo, quando você atribui a dimensão Versão, o modelo pode solicitar a especificação dos cenários para uso no relatório. Por exemplo, Realizado, Orçamento e Variação. Além disso, a dimensão Tempo pode solicitar a especificação de exibição, como Anos, Trimestres, Mês e outros.
  12. Clique em Concluir.
    O relatório é criado na pasta especificada. Algumas variáveis de relatório também são criadas. Para exibir o relatório, clique duas vezes no relatório no Catálogo de Relatórios.
    Nota

    Por padrão, relatórios baseados em modelos permanecem editáveis com o Assistente de Relatório, embora você possa desativar essa propriedade. Clique com o botão direito do mouse no relatório e selecione Propriedades. Especifique Falso como o valor da propriedade Editável no assistente de relatório.