Relatórios dinâmicos

É possível adicionar diferentes graus de dinamismo aos relatórios.

Por exemplo, você pode adicionar uma caixa de combinação na qual os usuários podem selecionar uma dimensão de fatia. Ou, é possível criar um relatório totalmente dinâmico no qual os usuários podem selecionar a conexão, cubo e dimensões de dados dos relatórios e, por exemplo, usar arrastar e soltar para selecionar quais dimensões usar nos eixos de coluna e linha.

Esses relatórios totalmente dinâmicos são independentes do banco de dados e não são afetados por alterações na estrutura de um cubo de dados.

Esta seção descreve vários métodos e técnicas para adicionar dinamismo aos relatórios.

Prática recomendada

Criar relatórios dinâmicos envolve o uso de variáveis globais e de relatório. Use variáveis de relatório sempre que possível:

  • Não é fácil identificar com quais relatórios as variáveis globais se relacionam. O uso de variáveis de relatório faz com que variáveis cujo propósito não é claro não sejam armazenadas na pasta Variáveis globais.
  • Instantâneos de relatório armazenam apenas variáveis de relatório. Se o relatório usar variáveis globais, o instantâneo poderá não exibir os dados esperados.
  • Em Serviço do Application Studio,é possível abrir o mesmo relatório em guias separadas e atualizar cada instância de forma independente. Você pode, por exemplo, armazenar uma data em uma variável global. Se você alterar seu valor em uma instância do relatório, a segunda instância do relatório não será atualizada. Se você fizer write-back de um valor na segunda instância, ele não será gravado como esperado.