Aninhar hiperblocos

É possível aninhar hiperblocos, para que um ou mais hiperblocos estejam contidos um dentro do outro. Você pode usar essa técnica para gerar tabelas separadas de dados a partir de uma única fórmula. Cada tabela exibe uma fatia diferente de dados, controlada pelo hiperbloco externo.

Esse exemplo estende o exemplo Hiperblocos sobrepostos aninhando os hiperblocos sobrepostos dentro de um hiperbloco que está vinculado à dimensão Região do cubo Análise do aplicativo Samples.

Esse exemplo também demonstra a importância desta nota:

Nota

Se você adicionar uma fórmula à célula de valor de um hiperbloco ou à célula do valor compartilhada de hiperblocos sobrepostos, a fórmula referencia automaticamente os hiperblocos. Além disso, referencia também as listas existentes no relatório, em caixas de combinação, por exemplo. Se, subsequentemente, você adicionar mais objetos à lista, deverá ajustar manualmente a fórmula para referenciá-los.

Se você inserir uma fórmula fora de um hiperbloco, a fórmula referencia automaticamente quaisquer outros objetos de lista no relatório, mas não o hiperbloco.

  1. Crie ou abra o relatório descrito no tópico Hiperblocos sobrepostos.
  2. Clique na célula B9 e depois arraste a dimensão Região da estrutura de banco de dados para ela.
    É criado um hiperbloco, que inclui os hiperblocos sobrepostos nas células B11 e C10.
  3. Veja o relatório no Modo de exibição.
    É exibida uma tabela separada de dados para cada elemento pai da dimensão Região. Você pode expandir cada região para exibir tabelas separadas para os elementos filho.
    Nota

    Os dados são iguais em cada tabela. A razão disso é que a fórmula em C11 não foi editada para fazer referência ao hiperbloco Região.

  4. No Modo de design, clique na célula C11 e, em seguida, clique em Editar fórmula OLAP na barra de ferramentas Objetos.
    A caixa de diálogo Editar fórmula OLAP é exibida.
    Nota

    As dimensões Produto e Período são referenciadas por suas referências de célula. No entanto, para a dimensão Região, está selecionada a dimensão Todas as regiões.

  5. Clique em Todas as regiões e selecione B9 na lista suspensa.
  6. Clique em OK e veja o relatório no Modo de exibição.
    Os dados em cada tabela referem-se à sua região.