Propriedades do relatório

Para ver as propriedades de um relatório, clique com o botão direito do mouse no Catálogo de Relatórios e selecione Propriedades. Você pode visualizar as propriedades em ordem alfabética ou categorizadas nas guias.

Guia Avançado

A guia Avançado exibe estas informações:

  • O ID exclusivo
  • O usuário para o qual é efetuado o check-out
  • Posição: a posição do relatório ou pasta no respectivo pai.
  • Estado do conteúdo: Se o relatório fizer parte de um componente de aplicativo, o estado do conteúdo pode ser Válido ou Modificado. Se houver conteúdo que tenha sido modificado, ele será substituído por importações adicionais. Se o relatório ou pasta não fizer parte de um componente de aplicativo, a opção Estado do conteúdo terá a indicação 'Não faz parte do conteúdo'
  • Versão do Conteúdo: Quando você cria um componente de aplicativo, é preciso especificar uma versão. Se o relatório fizer parte de um componente de aplicativo, a versão será exibida.
  • Legenda do Conteúdo: Os componentes de aplicativo incluem um nome e um nome exclusivo. Se o relatório fizer parte de um componente de aplicativo, o campo Legenda do conteúdo exibirá o nome do componente.

Guia Aplicativo

A guia Aplicativo exibe estas informações:

  • Nome do aplicativo
  • Fornecedor do aplicativo
  • Versão do aplicativo
  • Estado do conteúdo: Se o relatório fizer parte de um componente de aplicativo, o estado do conteúdo pode ser Válido ou Modificado. Se houver conteúdo que tenha sido modificado, ele será substituído por importações adicionais. Se o relatório ou pasta não fizer parte de um componente de aplicativo, a opção Estado do conteúdo terá a indicação 'Não faz parte do conteúdo'
  • Conteúdo protegido: Indica se o conteúdo está protegido da edição.

Comportamento em painéis

Você pode especificar as alturas e larguras preferenciais e mínimas. Quando um usuário adiciona um relatório a um painel, ele é exibido inicialmente com a largura e a altura preferenciais, se especificado. Se forem especificadas uma altura e largura mínimas, então, em um painel, os usuários podem expandir o relatório, mas não poderão reduzi-lo para menos do que as dimensões mínimas especificadas.
Comportamento do salto
Em painéis, relatórios Application Studio são exibidos em widgets. Se um relatório contiver um salto para outro relatório, você poderá especificar o comportamento do salto. Selecione Substituir widget para substituir o widget do relatório de origem pelo relatório de destino. Selecione Substituir painel para abrir o relatório de destino em um novo painel. Se você selecionar Controlado pelo painel, o comportamento do salto poderá ser especificado no painel, nas propriedades do widget de origem.
Iniciar interação depois de soltar
Por padrão, para interagir com os relatórios exibidos em widgets, os usuários do painel devem mudar manualmente os widgets de relatórios para o modo de interação. Porém, para os relatórios usados como modelos em dispositivos móveis, é preciso especificar que o modo de interação está ativado automaticamente. Selecione TRUE para ativar o modo de interação assim que um relatório for solto em um painel.
Miniatura
Você pode especificar uma imagem de miniatura para ser exibida junto ao nome do relatório no navegador de relatório no Dashboards. Clique no botão de procura para exibir a caixa de diálogo Miniatura.
Você também pode acessar a caixa de diálogo Miniatura a partir do menu Formatar.

Guia Geral

Você pode especificar o nome do relatório, o nome exclusivo e uma descrição.

O nome exclusivo do relatório é usado para fazer referência a ele. Ele não depende do idioma especificado no Application Studio. Ele pode conter apenas os caracteres A-Z (sem caracteres especiais), os números 0-9 e o caractere "_". Além disso, deve ter, no máximo, 50 caracteres e não deve ser iniciado com um número.

Você pode localizar o conteúdo do campo Descrição:

  1. Efetue o check-out do relatório.
  2. Clique no campo Descrição para ativar o respectivo botão de procura.
  3. Clique no botão de procura. A caixa de diálogo Editar é exibida.
  4. Para qualquer idioma exibido, clique duas vezes no campo Descrição e especifique uma descrição nesse idioma.

Você também pode localizar uma descrição na caixa de diálogo Renomear. Clique com o botão direito do mouse e selecione Renomear.

Guia Opções

Estas são as opções:
Folha de estilos
Para atribuir uma folha de estilos a um relatório, clique na guia Opções e em Folha de estilos. Selecione uma folha de estilos na lista.
Nota

Ao atribuir uma folha de estilos dessa forma (em vez de criar um relatório baseado em uma folha de estilos), é necessário copiar os estilos da folha de estilos.

Calcular somente células visíveis
Essa opção é selecionada por padrão. Mais células se tornam visíveis e são calculadas à medida que você percorre o relatório. Em geral, isso é mais eficiente do que calcular todas as células ao abrir o relatório.
No entanto, se um relatório acessar um banco de dados com tempo de resposta lento ou se o relatório contiver uma grande quantidade de dados, desmarque a caixa e calcule todas as células ao abrir o relatório.
Nota

Se um relatório contiver fórmulas ocultas e a opção Calcular somente células visíveis estiver selecionada, as fórmulas não serão calculadas, a menos que sejam referenciadas por uma célula visível. No entanto, na Web, todas as células devem ser calculadas. Portanto, essa opção não surtirá efeito.

Ocultar dos visualizadores de relatórios
É possível especificar se um relatório ou pasta será ou não exibido, por exemplo, no navegador de conteúdo do Dashboards.
Calcular condições da ação
Selecione essa opção para especificar se as condições das ações são avaliadas. Por exemplo, suponha que você tem um relatório que contém um salto para outro relatório. A ação de salto exibe um hiperlink no relatório. Como condição da ação, você especifica que o valor da variável _CurrentUser deve ser UserA.
Se o valor da propriedade Calcular condições da ação for FALSE, a ação de salto exibirá um hiperlink, independentemente de ter sido ou não atendida a condição da ação. Se a condição não for atendida, o hiperlink não funcionará. Se o valor de Calcular condições da ação for TRUE, a condição será avaliada e o hiperlink apenas será exibido se a condição da ação for atendida. Se a condição não for atendida, será exibido apenas o texto do hiperlink. Desse modo, os usuários que não têm permissão para visualizar o relatório de destino não precisam ter conhecimento da sua existência. Se um relatório for de grandes dimensões, calcular as condições da ação pode ser um processo demorado.
Editável com o Assistente de Relatório
Para relatórios baseados em modelos, ou relatórios criados para uso em painéis, é possível especificar se os usuários podem usar o assistente de relatório para fornecer valores diferentes para parâmetros de relatório.
Write-back imediato
Especifique <Herdar do catálogo>, Ativar para habilitar o write-back imediato ou Desativar para desativar o write-back imediato.
Nota

A entrada opcional Write-back imediato em Definir parâmetros permite ativar e desativar o write-back imediato automaticamente nos relatórios na Web. No cliente completo, o write-back é sempre imediato.

Esta tabela mostra as teclas e os atalhos de teclado que disparam o write-back:
Tecla ou atalho de teclado
<Enter>
<Shift + Enter>
<Tab>
<Shift + Tab>
Uma tecla de direção
Nota

Se você pressionar a tecla <Esc> enquanto a célula estiver no modo de edição, o valor original da célula é restaurado e o modo de edição é encerrado.

Link
Se o relatório for um relatório vinculado ou um instantâneo de relatório, será exibido o nome do relatório a partir do qual ele foi criado.
Comportamento do write-back
Essa opção permite o modo de planilha ou o modo de formulário. Esses modos afetam a navegação na Web nas células graváveis e entre essas células.
No modo de planilha, você pode navegar entre células usando a tecla Tab ou as teclas de direção do teclado. A célula selecionada tem uma borda. Para editar uma célula, pressione F2 ou clique duas vezes na célula.
No modo de formulário, você pode navegar entre células usando a tecla Tab ou o mouse. As teclas de direção para a direita e para a esquerda movem o cursor um caractere de cada vez, ao longo do valor na célula. As teclas de direção para cima e para baixo movem, respectivamente, o cursor para o início ou final do valor.
No modo de formulário, a célula atual não é indicada, exceto pela posição do cursor.
No painel Definições de aplicativos no d/EPM Administration, você pode especificar Planilha ou Formulário como o modo padrão para todos os relatórios em um aplicativo.
No Application Studio, selecione <Herdar do catálogo> como valor da opção Comportamento do write-back para ativar o modo padrão em um relatório. Para substituir o padrão, você também pode especificar Formulário ou Planilha conforme adequado.
Splash
Especifique se o splash para as células consolidadas está ativado, desativado ou se foi herdado do catálogo.