Otimização

Para reduzir a comunicação entre o cliente e o banco de dados, o Application Studio tenta agrupar fórmulas de relatório. Fórmulas agrupadas são manipuladas por uma única solicitação de banco de dados. No entanto, certas práticas destroem o clustering e degradam o desempenho. Se o desempenho dos relatórios for lento, você deve investigar se essas práticas foram usadas.

Estes casos destroem o clustering:

  • Uso de uma função (por exemplo, ROA, ROC etc.) como parâmetro de outra função.
  • Uso de uma função dentro de uma instrução IF.
  • Uso de uma função em um formato de célula condicional. Cálculos de fórmulas condicionais não são agrupados no Application Studio.

Em cada caso, uma solução é colocar a função na célula de uma linha ou coluna oculta do relatório e referenciá-la na função, declaração ou formato de célula.

Esses casos também afetam o clustering:

  • Uso de coordenadas inválidas em uma função ROC ou CELLGET.

    Por exemplo, isso pode ocorrer se uma variável contiver um elemento da dimensão incorreta ou se uma dimensão contiver uma string vazia. Application Studio divide cada cluster em segmentos cada vez menores em uma tentativa de identificar as coordenadas inválidas. Isso pode reduzir consideravelmente o desempenho.

  • Uso de fórmulas WBC em um relatório. O valor é regravado no banco de dados toda vez que a fórmula é calculada.

    Use fórmulas WBC apenas em ações.

  • Células de relatório redundantes

    Durante o design de um relatório, você pode inserir valores experimentais em uma área de trabalho de células, por exemplo. Remova esses valores se eles não forem usados na versão final do relatório.