Painel Entrada da lista de fórmulas

O designer de lista de fórmulas transforma informações de dados estruturais em uma lista padrão. Ou seja, uma lista de elementos com nomes exclusivos, legendas e vários atributos.

As origens de dados válidas são XML, Listas de valores e o conteúdo dos arquivos CSV.

Os campos Fórmula e Tipo são comuns a todas as listas de fórmulas. Outros campos do designer de lista dependem do tipo de origem de dados selecionado.

XML

As origens de XML válidas são:

  • XML de tabela
  • XML de tupla
XML de tabela
O XML de tabela contém <Table> com vários nós <Row>. Cada linha contém vários nós <Property>.
É criado um elemento para cada linha no XML.
Os nomes das linhas formam os nomes exclusivos dos elementos.
As origens do XML de tabela incluem as propriedades Columns e ListResult das listas. Por exemplo, especifique =globlalists.[list_name].Columns como a fórmula de entrada para retornar os nomes das colunas de uma lista relacional.
XML de tupla
Uma origem típica do XML de tupla é a função INITSLICERS.
A fórmula para esta origem pode ser =GlobalVariables.gv_variablename.text, na qual os resultados retornados por INITSLICERS foram gravados em uma variável.
Os nomes das linhas no XML são nomes exclusivos da hierarquia. É criado um elemento para cada hierarquia.

Para criar uma lista de fórmulas a partir de uma origem de XML:

  1. Especifique XML como o tipo.
  2. Especifique uma fórmula para conectar à origem.
  3. Especifique o atributo a ser usado como legendas de elementos.

É criado um atributo para cada propriedade no XML. Se a opção Mapeamento de atributos automático estiver selecionada, todos os atributos ficarão disponíveis na caixa de diálogo Formato [tipo de objeto] do objeto no qual a lista é exibida. Em alternativa, é possível desativar o mapeamento automático e mapear os atributos manualmente.

Por exemplo, se o seu XML contiver as propriedades AddressLine1, City e PostalCode, os atributos com esses nomes serão criados automaticamente. Se você desejar que somente o atributo PostalCode esteja disponível, desligue o mapeamento automático e especifique PostalCode no campo Origem. No campo Nome, especifique um nome para o atributo: por exemplo, Código postal.

XML

CSV
Se você tiver uma variável que contém o conteúdo de um arquivo CSV, você pode criar uma lista de fórmulas a partir desse conteúdo.
Para criar uma lista de fórmulas a partir de uma origem de CSV:
  1. Especifique CSV como o tipo.
  2. Especifique uma fórmula para conectar à origem.
  3. Especifique se a primeira linha do CSV contém nomes de colunas.
Se a primeira linha do CSV contiver nomes de colunas, especifique um nome de coluna nos campos Legenda e Nome exclusivo.
Se a primeira linha do CSV não contiver nomes de colunas, especifique os índices de coluna nos campos Legenda e Nome exclusivo. Ou seja, o índice 1 representa a coluna 1, o índice 2 representa a coluna 2, etc. Além disso, se você desativar o mapeamento de atributos automático, use os índices de coluna no campo Origem quando mapear os atributos.
Lista
É possível usar uma lista de valores como origem de uma lista de fórmulas. É importante notar que a “Lista” não se refere a, por exemplo, uma lista de servidores ou a uma lista relacional. Em vez disso, ela refere-se a uma lista de valores como os retornados por uma função GETPROPERTIES ou GETPROPERTYVALUES.