Diferenças entre definições personalizadas e variáveis
Quando os usuários entram pela primeira vez nos aplicativos, os valores iniciais apresentados são os valores padrão das variáveis. Ações e outras opções em relatórios permitem que os usuários alterem os valores iniciais, e então eles não usam mais os valores padrão.
As variáveis podem ser persistentes ou não persistentes, de acordo com o comportamento que você deseja obter. Se um usuário alterar uma preferência e a preferência for armazenada em uma variável persistente, a preferência será armazenada se o usuário sair. Se a variável não for persistente, o usuário deverá selecionar a preferência outra vez quando entrar.
É possível usar variáveis para atribuir valores diferentes a usuários diferentes de acordo com as funções desses usuários.
Use variáveis não persistentes se quiser que o administrador forneça valores padrão, mas permita que os usuários alterem os valores durante as sessões. Por exemplo, fornecer uma escala padrão para relatórios, mas permitir que os usuários façam alterações.
As definições personalizadas têm apenas um valor. Esse valor pode ser lido por listas e funções. Ao contrário das variáveis, as definições personalizadas são sempre globais. Elas não armazenam as seleções de usuários individuais. Uma alteração no valor de uma configuração personalizada afeta todos os usuários. Assim, as definições personalizadas são principalmente um recurso para administradores.
Use as definições personalizadas para definições voltadas a todos os usuários e que apenas um administrador poderá alterar. Por exemplo, especifique um mês de relatório e uma configuração de dados.
É possível usar as propriedades .DefaultText
e .TEXT
para ler e atualizar os valores padrão e de usuário das variáveis, bem como os valores das definições personalizadas. Use a propriedade GlobalText
para recuperar o valor mais recente gravado em um widget de painel. Como alternativa, no caso de uma definição personalizada, o valor mais recente gravado por qualquer interação do usuário. Por exemplo, uma definição personalizada pode ser definida no d/EPM Administration ou por um processo Application Engine.
Faça referência às propriedades de variáveis globais e de definições personalizadas com esta sintaxe:
=GlobalVariables.Period.DefaultText
=CustomSettings.Period.DefaultText
=GlobalVariables.Period.Text
=CustomSettings.Period.Text
=GlobalVariables.Period.GlobalText
=CustomSettings.Period.GlobalText
É possível usar definições personalizadas e variáveis globais nos mesmos locais. Por exemplo:
- Ações
- Fórmulas
- Listas suspensas
- Consultas
- Listas
- Parâmetros do relatório