Sobrepor hiperblocos

É possível sobrepor hiperblocos para que compartilhem a mesma célula de valor.

Sobrepor hiperblocos e inserir uma fórmula na célula de valor compartilhada é uma técnica básica em definir relatórios. Permite criar um relatório tabular no qual os elementos da lista no hiperbloco horizontal formam os títulos de linha, e os do hiperbloco vertical formam os títulos de coluna. A fórmula preenche o corpo do relatório.

Nota

Se você adicionar uma fórmula à célula de valor de um hiperbloco ou à célula do valor compartilhada de hiperblocos sobrepostos, a fórmula referencia automaticamente os hiperblocos. Além disso, referencia também as listas existentes no relatório, em caixas de combinação, por exemplo. Se, subsequentemente, você adicionar mais objetos à lista, deverá ajustar manualmente a fórmula para referenciá-los.

Se você inserir uma fórmula fora de um hiperbloco, a fórmula referencia automaticamente quaisquer outros objetos de lista no relatório, mas não o hiperbloco.

Este exemplo usa o cubo Análise do aplicativo Samples. As dimensões Produto e Período são sobrepostas e é exibida a variação entre a margem bruta real e orçada dos produtos, por período.
  1. Crie um relatório em branco.
  2. Clique na célula B11 e arraste até à célula C11.
    As duas células ficam realçadas.
  3. Arraste a dimensão do Produto do cubo Análise na estrutura de banco de dados para a célula B11.
    É criado um hiperbloco nas células B11 a C11. Um hiperbloco é composto por uma célula de saída chave e por uma célula de dados. Aqui, a célula B11 é a célula de saída chave.

    O hiperbloco tem uma seta para indicar se o hiperbloco irá expandir na horizontal ou na vertical. Se a seta for horizontal, clique na seta para mudar para vertical.

  4. Clique na célula C10 e arraste a dimensão Período para a célula.
    É criado um segundo hiperbloco, horizontal. Os dois hiperblocos se sobrepõem na célula C11. A célula C11 é a célula de dados de ambos os hiperblocos.
  5. Clique em C11 e, em seguida, clique no botão Editar fórmula OLAP na barra de ferramentas Objetos.
  6. Selecione Valores da célula como tipo de fórmula.
  7. Selecione a caixa de seleção Modo fixo .
    O Modo fixo cria uma fórmula ROC em vez do padrão CELLGET.
  8. Clique em OK.
    A fórmula ROC faz referência aos elementos padrão das dimensões do cubo Análise e aos dois hiperblocos.
  9. Exiba o relatório no Modo de exibição.
    É possível usar o Designer de lista para exibir uma seleção limitada de produtos e períodos nas linhas e colunas. Você pode editar a fórmula para calcular, por exemplo, os valores reais em vez da variação.

    O Tutorial do Application Studio desenvolve um relatório a partir dessas técnicas básicas.