Calcular o FTE

O lado esquerdo do relatório de atribuição mostra as dimensões necessárias para o contexto selecionado. Há dois ícones indicando em qual nível uma configuração foi feita: um ícone indicando a configuração do FTE e um ícone indicando que as definições de fator de referência foram configuradas. A tabela à direita mostra os valores de FTE máximos, mínimos e fixos. Ela também mostra os dados de origem de RH, FTE baseado em driver e FTE total.

  1. Clique no ícone Página inicial.
  2. Selecione Aplicativos > Subplano > Workforce Planning > Configuração > Relatório de atribuições.
  3. Opcionalmente, altere as variáveis de contexto:
    1. Clique em Alterar contexto.
    2. Selecione o conjunto de configurações, a versão e o método de cálculo.
    3. Clique em Salvar.
  4. Selecione os elementos das dimensões que foram ativadas para o método de cálculo selecionado.
    Os valores de FTE dos dados de origem do RH são exibidos junto aos elementos de cada dimensão. A coluna T mostra os valores totais. Ou seja, o valor total de todos os elementos agregados. A coluna D mostra os valores dedicados atribuídos diretamente ao elemento selecionado.
  5. Para restringir os resultados, clique em Filtro > Filtros abertos, selecione um atributo de funcionário, especifique o valor e clique em Aplicar.
    É possível adicionar vários filtros e salvar os atributos selecionados como uma predefinição. A predefinição é aplicada além de quaisquer filtros definidos para o método de cálculo selecionado.
  6. Clique em Adicionar driver para adicionar um ou mais drivers ao planejamento de mão de obra.
    1. Selecione um ou mais drivers para adicionar e clique em Avançar.
      Também é possível criar um novo driver se o driver a ser usado para o cálculo não estiver disponível.
    2. Para cada dimensão, selecione o tipo de valor de driver a ser usado nos cálculos. Estão disponíveis as seguintes opções:
      Detalhe
      Representa o valor do elemento selecionado sem qualquer agregação e aplica a configuração a todos os elementos no nível da configuração. Essa é a única opção que aplica a mesma configuração a vários elementos de dimensão.
      Elemento detalhado
      Representa o valor de driver atribuído diretamente ao elemento selecionado sem qualquer agregação. A configuração aplica-se somente aos elementos selecionados.
      Pai
      Representa o valor de driver agregado do primeiro elemento pai consolidado. Se o valor de driver não estiver disponível, o próximo elemento consolidado acima que contém qualquer valor de driver será usado.
      Dados pai agregados
      Representa o valor de driver agregado do elemento pai consolidado. Se você usar essa opção, o valor do driver deverá estar no nível pai.
      Total
      Representa o valor de driver total agregado para a dimensão.
    3. Atribua o valor de fator a cada driver adicionado.
      O valor do fator é o valor de um driver que corresponde a um FTE. Por exemplo, o número de expedições que um funcionário é capaz de processar. O valor de fator é atribuído aos períodos atuais e futuros.
      Nota

      Se você usar a opção Driver detalhado, use o recurso fator de referência para definir o valor do fator. Isso permite usar a funcionalidade correta para cálculos de mão de obra direta.

    4. Atribua o peso do driver a cada driver adicionado ao cálculo de FTE.
      O peso do driver é atribuído aos períodos atuais e futuros. A soma dos pesos de driver de todos os drivers deve estar entre 99,5% e 100%.
    5. Opcionalmente, altere o valor do peso do driver ou o valor do fator.
      Se alterar o valor, você poderá selecionar para aplicar o novo valor à célula ou à linha.
      Aplicar à célula
      Altera o valor correspondente do driver selecionado para o período atual ou futuro.
      Aplicar à linha
      Altera o valor correspondente do driver selecionado para o período selecionado e todos os períodos seguintes do conjunto de configurações e da versão selecionados.
    6. Clique em Salvar.
  7. Opcionalmente, clique em Detalhes de configuração para ver a configuração do driver.
    Não é possível alterar a configuração do driver na caixa de diálogo Detalhes da configuração.
  8. Opcionalmente, para visualizar a configuração de atribuição para períodos passados, selecione o período a ser exibido.
    Por padrão, o período atual é selecionado e você pode editar a configuração do período atual. Se selecionar um período anterior, o Relatório de atribuições estará no modo de visualização e você não poderá modificar a configuração.
    Se você selecionar um período passado e o método de cálculo de FTE incluir a dimensão Organização, os resultados de FTE refletirão as alterações na estrutura da organização. Os números de FTE calculados e reais são exibidos para a hierarquia da organização válida no último dia do período selecionado. As previsões de FTE passadas são exibidas usando a hierarquia da organização usada no momento em que a previsão foi feita.
  9. Selecione o intervalo de dados para ajustar o número de previsões passadas e futuras a serem exibidas.
  10. Opcionalmente, clique em Fator de referência para configurar os valores de fator de referência e aplicá-los à configuração.
  11. Clique em Atualizar.
    Após carregar o relatório, você pode recolher o painel de contexto.
Após a atualização dos dados, os resultados dos cálculos de FTE para o contexto selecionado são exibidos.