Relatório de atribuição - Configuração baseada em driver

Seleção de driver

A primeira etapa de uma atribuição de driver é a seleção de driver. A cada elemento de dimensão selecionado, você pode atribuir um ou vários drivers a partir da lista de drivers criados.

Além disso, é possível criar um novo driver durante o processo de atribuição se um driver necessário estiver ausente. E, após a criação do novo driver, é possível atribuí-lo ao elemento de dimensão selecionado.

Seleção de opção de driver

A segunda etapa é a seleção da opção de driver usada em cálculos de FTE. A opção selecionada é aplicada a todos os drivers selecionados.

Com o Workforce Planning, é possível gravar dados em elementos consolidados. Você pode criar uma configuração geral em um elemento consolidado em vez de executar uma configuração para cada elemento base.

Da mesma forma, é possível criar uma configuração detalhada em todos os elementos base e no elemento consolidado. A configuração no elemento consolidado representa a configuração de funcionários que são diretamente atribuídos a esse elemento consolidado, como diretores ou gerentes.

Também é possível carregar valores de driver para esses elementos consolidados. Para ilustrar melhorar as cinco opções de valor de driver diferentes, é fornecido um exemplo com uma organização pequena. Os valores de driver em elementos consolidados são agregados. Se os valores de driver forem carregados diretamente para o elemento consolidado, seu valor agregado será maior que a soma dos seus elementos base. Os valores atribuídos diretamente ao elemento consolidado são referidos como valores dedicados. Esses valores de driver aplicam-se aos funcionários que são diretamente atribuídos ao elemento consolidado.

É possível selecionar uma destas opções: Detalhe, Elemento detalhado, Pai, Dados pais agregados e Total.

Opções de driver

Este exemplo explica as opções de driver e seu efeito nos valores do driver.

Esta tabela mostra os elementos da Estrutura da organização, seus tipos e os valores totais e dedicados:

Organização Tipo de elemento Total Dedicado
Toda a organização Consolidado 400 50
Materiais Consolidado 0 0
Compras Base 0 0
Produção Consolidado 350 50
Linha 501 Base 200 200
Linha 502 Base 100 100

O valor total representa o valor agregado atribuído ao elemento consolidado e seus filhos.

O valor atribuído diretamente a cada nível é exibido na coluna Dedicado . Neste exemplo, o valor de 50 é atribuído diretamente aos elementos consolidados Toda a organização e Produção. Os valores agregados são exibidos na coluna Total.

Neste exemplo, o elemento Produção é um elemento consolidado que contém dois filhos: Linha 501 e Linha 502. O valor agregado para o elemento Produção é 350. O valor total de Produção representa a soma de seus filhos e o valor dedicado ao elemento Produção.

O valor agregado para o elemento Todas as organizações é 400. Ele inclui os valores de seus elementos filhos e o valor dedicado ao elemento Toda a organização.

Opções de driver

Quando adiciona um ou mais drivers ao relatório de atribuições, você deve selecionar uma opção de driver para cada dimensão necessária. Essa opção determina os tipos de valores de driver usados para calcular os FTEs.

Você pode selecionar estas opções:

  • Detalhe

    O valor de driver atribuído diretamente ao elemento selecionado é usado. Para um elemento base, é usado o valor do driver desse elemento base. Para um elemento consolidado, é usado o valor de driver dedicado a esse elemento consolidado.

    A principal vantagem da opção Detalhe é que você pode usar uma configuração para uma organização inteira ou sua filial. A configuração é usada para todos os seus elementos, desde que os valores de driver desses elementos tenham sido carregados.

    Você pode usar essa opção para mão de obra indireta quando é fundamental que todas as organizações usem a mesma configuração baseada em driver para seus cálculos de FTE. Com a opção Detalhe, é possível, por exemplo, criar uma configuração que funcione como avaliação de desempenho.

    A opção Detalhe também pode ser usada para mão de obra direta. Por exemplo, você pode usar essa opção se o esforço do tempo calculado para a demanda estimada for diferente para os vários departamentos da organização selecionada. Use a opção Detalhe para garantir que os cálculos de diferentes departamentos usem apenas o esforço do tempo calculado dedicado a cada departamento.

    É possível usar a opção Detalhe para criar uma configuração em um elemento consolidado e usar essa configuração para calcular FTEs para seus elementos filhos. Por exemplo, você pode criar uma configuração de atribuição no nível Toda a organização. Se você selecionar a opção Detalhe, a configuração baseada em driver será invertida para todos os elementos da organização abaixo do elemento total. Os cálculos são fornecidos para todos os elementos para os quais os valores de driver foram carregados. Neste exemplo, os cálculos são fornecidos para elementos base, Linha 501 e Linha 502 e para dois elementos consolidados, Toda a organização e Produção. Os cálculos são fornecidos para esses elementos consolidados porque têm o valor de 50 dedicado a eles.

  • Elemento detalhado

    O valor de driver atribuído diretamente ao elemento selecionado é usado. Para um elemento base, é usado o valor do driver desse elemento base. Para um elemento consolidado, é usado o valor de driver dedicado a esse elemento consolidado. No entanto, para a opção Elemento detalhado, a configuração não é propagada nem aplicada a nenhum elemento abaixo do nível de configuração. Em vez disso, a configuração é aplicada somente ao elemento de dimensão selecionado.

    Com essa opção, você pode criar uma configuração e calcular FTEs de sobrecarga de mão de obra atribuída diretamente ao elemento consolidado selecionado. Por exemplo, é possível usá-la para a configuração de um elemento consolidado que represente valores diretos ou a equipe administrativa.

  • Pai

    O valor de driver agregado do primeiro elemento consolidado que contém qualquer valor de driver é usado.

    Por exemplo, você pode usar a opção Pai quando uma configuração é feita para uma organização, como o Suporte, que processa tickets de TI de todos os departamentos pertencentes à organização pai.

    De forma semelhante, se um departamento lidar com o controle de qualidade de vários departamentos, use a opção Pai para a configuração correspondente. Por exemplo, se a Linha 502 fornecer precisão de qualidade para ambas as linhas de produção, você poderá usar a opção Pai ao configurar a Linha 502. Se você configurar o elemento Linha 502 e selecionar a opção Pai, o primeiro elemento consolidado que tem qualquer valor será Produção. O valor correspondente é 350.

    Nota

    Se não existirem valores de driver para o elemento consolidado, o elemento pai um nível acima será verificado. Se este elemento contiver quaisquer valores de driver, o valor desse elemento consolidado será usado para cálculos de FTE. Se não for, um elemento consolidado em um nível mais alto será verificado, até que um elemento consolidado que contenha um valor seja encontrado.

  • Dados pai agregados

    O valor de driver agregado do primeiro elemento consolidado é usado. Se o elemento consolidado não contiver valores de driver, nenhum cálculo de FTE pode ser executado para essa configuração.

    Se, por exemplo, você configurar o elemento Produção e selecionar a opção Dados pai agregados, o primeiro elemento consolidado que terá algum valor será Produção. O valor agregado correspondente é 350.

  • Total

    Esse é o valor de driver total agregado para a dimensão. Você pode selecionar essa opção quando desejar usar o valor total, como a receita total para todas as organizações.

    Neste exemplo, o valor do driver é 400. Esse valor representa a soma de todos os elementos abaixo do elemento Toda a organização e do valor atribuído diretamente ao nível Toda a organização.