Resultados calculados - alocação automática

É possível usar a página Relatório de atribuições para configurar a mão de obra em um elemento consolidado. Vários exemplos explicam como a configuração da atribuição e a opção de driver que foi selecionada determinam o splash dos valores alocados no relatório de atribuições. É possível verificar se os resultados calculados são alocados proporcionalmente aos números de FTE reais. Os resultados do cálculo em elementos base podem ser fornecidos mesmo que apenas uma configuração geral tenha sido feita em um elemento consolidado.

Processo de atribuição de dados

É possível usar a página Relatório de atribuições para calcular FTEs para o conjunto de configurações, versão e método de cálculo selecionado no contexto de atribuição. Os cálculos são executados para as dimensões de planejamento definidas para o método de cálculo selecionado.

Estas são as etapas do processo de atribuição de dados:

  1. Selecione o contexto de atribuição dos cálculos.
  2. Adicione drivers e, para cada dimensão, selecione a opção de driver a ser usada nos cálculos.
  3. Defina valores de fatores e pesos de driver para os drivers atribuídos.

Os cálculos são executados para as configurações salvas. Depois que a configuração de atribuição é salva, a alocação de resultados do cálculo é realizada.

Alocação automática

Sua seleção da opção de driver no relatório de atribuições determina se o splash será usado para alocar dados.

Se você usar a opção Elemento detalhado para uma dimensão selecionada, os cálculos serão executados no relatório de atribuições. Mas nenhuma alocação é feita na dimensão selecionada.

Se você selecionar a opção Detalhes, Pai, Dados pai agregados ou Total para a dimensão selecionada, os dados serão alocados nessa dimensão. A alocação é proporcional ao FTE real em todas as dimensões de planejamento.

Os cálculos exibidos no Relatório de atribuições resultam da configuração da atribuição, mas os valores calculados não incluem a alocação. É possível ver os resultados do cálculo após a alocação quando você seleciona a conta correspondente no Relatório de comparação de versões ou no Gráfico de comparação de mão de obra.

Esses exemplos mostram como os dados são alocados e como o splash é usado para os cálculos.

Exemplo 1: Alocação na dimensão Organização

Esse exemplo mostra os resultados da configuração de atribuição e a alocação desses resultados na dimensão Organização. A configuração de atribuição é criada para o elemento Toda a organização. O FTE resultante que foi calculado é 70. A última coluna mostra como este valor de FTE é distribuído pelas organizações. Os valores alocados são calculados proporcionalmente ao FTE real. O número total de FTE real dedicado é 20. A linha 501 tem o valor real de FTE dedicado de 3. Esse valor corresponde a 15% do valor total de FTE. Se você multiplicar o resultado da atribuição por 15%, o valor resultante de 10,5 representa o resultado do FTE calculado alocado para a linha 501.

Essa tabela mostra os resultados da atribuição antes e depois da alocação. Os resultados dedicados e agregados após a alocação serão mostrados. O splash entre as organizações é proporcional à coluna FTE real em %. (C) após um nome de elemento significa um elemento consolidado.

Organização FTE real dedicado FTE real em % Resultados de atribuições Resultados do cálculo após a alocação - FTE dedicado Resultados do cálculo após a alocação - FTE agregado
Todas as organizações (C) 1 5 70 3,5 70
Material (C) 5 25 17,5 52,5
Compras 10 50 35 35
Produção (C) 1 5 3,5 14
Linha 501 3 15 10,5 10,5
100 70 70

Se a opção Elemento detalhado for selecionada para a configuração de atribuição, os resultados de atribuições e os resultados calculados após a alocação - números de FTE dedicados são idênticos. A opção Elemento detalhado é usada para prever os funcionários dedicados e, portanto, não há alocação a elementos filhos. O valor de 70 seria atribuído a toda a organização. Esse valor seria idêntico aos números de FTE calculados da configuração da atribuição e resultados de FTE dedicados após a alocação.

Exemplo 2: Alocação na dimensão Organização

A configuração de atribuição é criada para os elementos consolidados de material e produção. O splash dos resultados de FTE calculados é feito na dimensão Organização, proporcionalmente aos FTEs reais.

Uma configuração é criada para o elemento Material. O valor de 50 é alocado entre as organizações Material e Compras. Um valor de 16,67, ou seja, 33,3% de 50, é alocado para Material. Os 66,67% restantes correspondem ao valor de 33,33 e são alocados para a organização de compra.

Outra configuração é criada para a organização de produção. O valor 40 é calculado para Produção. Esse valor é alocado entre a organização de produção e a Linha 501 proporcionalmente para o FTE realizado. O valor de 10, ou seja, 25% de 40, é atribuído a Produção. E 30, que representa 75% do valor total de 40, é atribuído à Linha 501.

Essa tabela mostra os resultados da atribuição antes e depois da alocação. O splash entre as organizações é proporcional à coluna FTE real em %. (C) após um nome de elemento significa um elemento consolidado.

Organização FTE real dedicado FTE real em % Resultados de atribuições Resultados do cálculo após a alocação - FTE dedicado Resultados do cálculo após a alocação - FTE agregado
Todas as organizações (C) 1
Material (C) 5 33,33 50 16,67 50
Compras 10 66,67 33,33 33,33
Produção (C) 1 25 40 10 40
Linha 501 3 75 30 30

Se a opção Elemento detalhado estiver selecionada para a configuração da atribuição, nenhuma alocação será realizada. A coluna Resultados de atribuições representa os valores atribuídos aos elementos selecionados. O valor de 50 será atribuído diretamente a Material e 40 seria atribuído a Produção.

Exemplo 3: Alocação na dimensão Trabalho

Este exemplo mostra os resultados da configuração de atribuição e a alocação desses resultados em trabalhos. A configuração de atribuição é criada para estes elementos:

  • Elemento da linha 501 da dimensão Organização
  • Elemento do total de trabalhos da dimensão Trabalhos

O elemento Linha 501 é um elemento base, portanto, a alocação é feita somente nas dimensões de trabalho e não na dimensão Organização.

O FTE resultante que foi calculado é 40 e é listado na coluna Resultados de atribuições. A última coluna mostra como este valor de FTE é distribuído pelos trabalhos. Os valores alocados são calculados proporcionalmente ao FTE real. O número total de FTE real dedicado é 61.

Para o Gerenciamento, o valor FTE real dedicado é 1. Esse valor corresponde a 1,64% do valor total de FTE. Se você multiplicar o resultado da atribuição (40) por 1,64%, o valor resultante de 0,66 representa o resultado do FTE calculado alocado para o Gerenciamento.

Para operações, o valor real de FTE dedicado é 10. Corresponde a 16,34% do valor FTE total. Uma fração de 16,39% do resultado da atribuição (40) é 6,56 e é alocada para operações. O FTE agregado para o Gerenciamento de elementos consolidados é 7,22. É a soma do valor dedicado às operações (6,56) e o valor dedicado ao Gerenciamento (0,66).

Para o elemento Funcionário de produção, o valor FTE real dedicado é 50. Isso corresponde a 81,97% do valor de FTE total. Uma fração correspondente do resultado da atribuição (40) é de 32,79 e ela é alocada para o elemento Funcionário de produção.

Essa tabela mostra os resultados da atribuição antes e depois da alocação. O splash entre os trabalhos é proporcional à coluna FTE real em %. (C) após um nome de elemento significa um elemento consolidado.

Organização FTE real dedicado FTE real em % Resultados de atribuições Resultados do cálculo após a alocação - FTE dedicado Resultados do cálculo após a alocação - FTE agregado
Total de trabalhos (C) 0 0 40 0 40
Gerenciamento (C) 1 1,64 0,66 7,22
Operações 10 16,39 6,56 6,56
Produção (C) 0 0 0 32,79
Funcionário da produção 50 81,97 32,79 32,79
100

Se a opção Elemento detalhado for selecionada para a configuração da atribuição, os resultados anteriores e depois da alocação seriam idênticos. Ou seja, os valores para os resultados da atribuição e os resultados calculados após a alocação. Os números de FTE dedicados seriam os mesmos. A opção Elemento detalhado é usada para prever os funcionários dedicados e, portanto, não há alocação a elementos filhos. O valor de 40 seria atribuído à Linha 501 e ao Total de trabalhos. Esse valor seria idêntico aos números de FTE calculados da configuração da atribuição e resultados de FTE dedicados após a alocação.

Exemplo 4: Alocação entre as dimensões Organização e Trabalho

Este exemplo mostra os resultados da configuração de atribuição e a alocação desses resultados em trabalhos e organizações. A configuração de atribuição é criada para estes elementos:

  • Todos os elementos Organização da dimensão Organização
  • Elemento do total de trabalhos da dimensão Trabalhos

Toda a organização e Total de trabalhos são elementos consolidados, portanto, a alocação é feita em ambas as dimensões.

Esta tabela mostra os números de FTE calculados da configuração de atribuições e os resultados do FTE dedicados após a alocação. O splash entre os trabalhos é proporcional à coluna FTE real em %. (C) após um nome de elemento significa um elemento consolidado.

Organização Trabalhos FTE real dedicado FTE real em % Resultados de atribuições Resultados do cálculo após a alocação - FTE dedicado Resultados do cálculo após a alocação - FTE agregado
Todas as organizações (C) Total de trabalhos (C) 0 0 200 0 200
Material (C) Total de trabalhos (C) 0 0 0 0 10,46
Material (C) Equipe financeira (C) 0 0 0 0
Equipe contábil I 0 0 0 0
Analista de crédito 0 0 0 0
Equipe de logística (C) 0 0 0 0
Assistentes de vendas 0 0 0 0
Agentes de frete e carga 0 0 0 0
Equipe de gerenciamento (C) 0 0 0 10,46
Gerente Geral e de Operações 5 2,90 5,81 5,81
Gerentes de compras 4 2,33 4,65 4,65
Compra (C) Total de trabalhos (C) 0 0 0 189,54
Equipe financeira (C) 0 0 0 127,91
Equipe contábil I 50 29,07 58,14 58,14
Analista de crédito 60 34,88 69,77 69,77
Equipe de logística (C) 0 0 0 58,14
Assistentes de vendas 30 17,44 34,88 34,88
Agentes de frete e carga 20 11,63 23,26 23,26
Equipe de gerenciamento (C) 0 0 0 3,49
Gerente Geral e de Operações 1 0,58 1,16 1,16
Gerentes de compras 2 1,16 2,33 2,33

Se o elemento Organização não for um elemento base, a alocação é feita nas dimensões Organização e Trabalho. Se um método de cálculo com três dimensões for selecionado para a configuração da atribuição, a alocação será feita usando três dimensões. A alocação é baseada na coluna FTE real em % calculada. O FTE real em % é utilizado para distribuir o valor atribuído entre as dimensões proporcionalmente ao FTE real dedicado.