Relatório de atribuições
Com o Relatório de atribuições, você pode configurar como criar sua força de trabalho.
É possível configurar o cálculo equivalente ao tempo integral (FTE) em cada nível de uma dimensão ativada.
As dimensões ativadas dependem do método de cálculo selecionado e da sua configuração. É possível ativar e exibir até três dimensões no Relatório de atribuições. Quanto mais dimensões forem ativadas para o método de cálculo selecionado, maior o nível de detalhes disponível na configuração de FTE.
Se apenas uma dimensão estiver ativada, por exemplo, Organização, você poderá criar configurações de FTE separadas para diferentes organizações. Se duas dimensões estiverem ativadas, como Organização e Trabalho, você pode criar configurações de FTE separadas para trabalhos diferentes em cada organização.
O Workforce Planning oferece suporte ao controle de versão da dimensão Organização. Se a estrutura da organização for alterada, uma nova hierarquia será criada para refletir essa alteração. No entanto, os dados calculados dos períodos anteriores não são alterados. Se um método de cálculo for selecionado no menu de contexto e uma de suas dimensões for a dimensão Organização, o Relatório de atribuições exibirá seus elementos com funcionários reais usando a hierarquia válida mais recente.
Somente os elementos de dimensão que incluem funcionários reais são exibidos. Se, por exemplo, Organização e Trabalho estiverem ativados, uma vez que uma organização específica é selecionada, somente os trabalhos representados pelos funcionários reais serão exibidos.
Para configurar o nível de dimensão selecionado, forneça estes detalhes:
- Drivers, pesos de driver e valores de fator
Selecione os drivers a serem usados no cálculo de FTE e especifique os respectivos pesos e valores de fator.
Se houver drivers ausentes, você poderá criar drivers e importar seus valores diretamente no Relatório de atribuições.
- FTE máximo, mínimo e fixo
Se, por exemplo, existirem restrições de orçamento que limitam os números de FTE, você pode definir o FTE máximo. Se os requisitos legais precisarem ser atendidos e o número mínimo de funcionários for necessário, você pode definir o FTE mínimo.
O FTE fixo não depende da carga de trabalho real e representa o número de FTE que deve estar presente além da carga de trabalho real.
Depois de salvar a configuração do nível de dimensão selecionado, um ícone de configuração é exibido para indicar se há uma configuração. Os resultados do cálculo de FTE são exibidos.
FTE baseado em driver
O valor de FTE baseado em driver representa o FTE calculado que é baseado somente na configuração do driver.
O FTE é calculado usando esta fórmula:
Driver based FTE = (Driver value x Driver weight )/(Factor value x Factor weight)
O valor de peso do driver representa a quota de cada driver na carga de trabalho total. Se vários drivers forem usados, a soma de todos os pesos de driver deve estar entre 99,5 e 100%. Se apenas um driver for usado, o peso do driver será 100%.
As contas de peso de fator para qualquer problema de eficiência. Se não houver problemas de eficiência, o peso do fator é 100%.
FTE = (500 x 100%)/(100 x 100%) = 5
FTE total
O valor total de FTE combina o resultado do FTE baseado no driver e inclui a configuração de FTE adicional, como mínimo, máximo ou FTE fixo.
Se você especificar o valor FTE fixo, o FTE total será igual a:
Total FTE = Fixed FTE + Driver based FTE
Além disso, o valor total de FTE deve ser maior que o valor mínimo de FTE e menor que o valor máximo de FTE. Se o FTE total calculado for menor que o FTE mínimo, o valor total de FTE será ajustado para igual ao FTE mínimo. Se o FTE total calculado for maior que o FTE máximo configurado, o valor total de FTE será ajustado para igual ao máximo de FTE.