Fator de referência

O fator de referência representa a conversão da carga de trabalho em sua representação FTE. É possível usar o fator de referência para criar e aplicar a definição de fator a várias instâncias em uma etapa.

Os valores de fatores podem ser especificados manualmente ou calculados com base nos dados de referência. A funcionalidade difere de acordo com a opção selecionada.

Cálculo de fator de referência

Ao configurar o fator de referência, você pode usar os dados de referência para calcular os valores do fator de referência.

Essa funcionalidade pode ser usada para configurações iniciais de FTE quando você configura cálculos de FTE pela primeira vez. Use os dados de referência se precisar de orientação para definir a conversão de carga para FTE. É possível usar os dados de referência para selecionar um período que você considera ideal em termos dos números de força de trabalho. Os dados de referência são usados para calcular automaticamente o valor do fator e aplicá-los a todos os filhos do nível selecionado. Os dados usados para o cálculo incluem a carga de trabalho representada pelos valores de driver e o FTE real que representa a mão de obra disponível.

A configuração de dados de referência é salva para o nível selecionado, no nível Pai. Valores de fator de referência são fornecidos com base na fórmula de cálculo para a configuração de driver nos elementos filhos. As configurações do driver para elementos de dimensão podem ter valores de fator diferentes porque diferentes dados de origem são usados na fórmula.

O fator de referência é calculado usando esta fórmula:

Reference factor = Driver value / (Actual FTE - Fixed FTE)

Entrada manual

Se você especificar o valor de fator manualmente e usar a funcionalidade de herança, o mesmo valor de fator será aplicado a todos os filhos do nível selecionado. A funcionalidade para aplicar o mesmo valor de fator a todos os elementos filhos em uma etapa é especialmente útil na previsão de mão de obra direta.

A previsão de mão de obra direta envolvida na produção de mercadorias e serviços normalmente é realizada usando um driver que representa a carga de trabalho. E a carga de trabalho é normalmente expressa como esforço de tempo. Você pode usar drivers calculados para calcular o esforço do tempo para cumprir a demanda da previsão. Se o esforço de tempo for expresso em horas, o valor do fator representa o número de horas disponíveis para o período especificado. Você pode usar a funcionalidade de herança para definir o mesmo turno para vários departamentos na mesma organização em uma etapa.