Análise ABC
A análise ABC é frequentemente usada no gerenciamento de inventário, em que geralmente é impraticável destinar recursos iguais para cada item. Ela considera que, em todos os inventários, um pequeno número de itens será de vital importância para o sucesso de uma empresa, e a maioria será relativamente inexpressiva.
A análise ABC pode expor o risco e ajudar a controlar os custos. Por exemplo, se as vendas de um pequeno número de produtos contribuem para a maioria dos seus lucros, qualquer problema com esses produtos terá um impacto maior do que um problema com outros produtos. Da mesma forma, a maioria das chamadas de suporte ao cliente pode resultar de um pequeno número de questões recorrentes. Recursos dedicados a resolver essas questões podem trazer grandes benefícios.
A finalidade dessa análise é destacar o elemento mais importante dentro de um conjunto de elementos. Normalmente, um pequeno número de valores representa um grande percentual do valor total. Por exemplo, 20% dos produtos podem ser responsáveis por 80% da receita total.