As regras de validação de dados são carregadas para Financial Consolidation

Depois de clicar em Carregar dados na caixa de diálogo Carregar dados, o processo de validação será iniciado e seus resultados serão fornecidos. Os resultados incluem estes elementos:

  • Número de entidades validadas.
  • Número de entidades carregadas com êxito.
  • Número de entidades para as quais um aviso foi registrado.

    Um aviso indica que os dados foram carregados e, se existirem inconsistências de dados, que elas foram registradas.

  • Número de entidades para as quais um erro foi registrado.

    As entidades com erros são ignoradas durante um carregamento de dados.

Baixe um log se algum aviso ou erro tiver sido detectado durante a validação.

Os dados de Taxas de câmbio são carregados com base nos períodos selecionados na caixa de diálogo Carregar dados.

Validação de um carregamento de dados financeiros

Os dados financeiros são carregados das tabelas de integração de BudgetingMain e FactsTransactionCurrency.

A validação de um carregamento de dados financeiros é executada somente para entidades e períodos selecionados na caixa de diálogo Carregar dados.

Os registros nas tabelas BudgetingMain e FactsTransactionCurrency devem referenciar somente os registros base de objetos de negócios. Um erro será registrado se os dados forem carregados nos pais.

Para fins de validação, os registros de objetos de negócios devem estar disponíveis no Business Modeling e devem ser publicados. Caso contrário, um erro será registrado.

Esta lista mostra condições sob as quais os erros e avisos de validação são registrados:

  • O campo Entidade deve ter uma referência válida para o registro de objeto de negócios Entidades. Caso contrário, um erro será registrado.
  • Os valores nos campos Entidade e Intercompanhia devem ser diferentes. Caso contrário, os dados da tabela BudgetingMain serão carregados para o elemento Externo da dimensão Intercompanhia e registros da tabela FactsTransactionCurrency serão ignorados. Em ambos os casos, um aviso é registrado.
  • O campo Intercompanhia deve ter uma referência válida para o registro de objeto de negócios Intercompanhia. Caso contrário, os dados da tabela BudgetingMain serão carregados para o elemento Externo da dimensão Intercompanhia. Nesse caso, os registros da tabela FactsTransactionCurrency serão ignorados e excluídos de um carregamento de dados. Em ambos os casos, um aviso é registrado.
    Nota

    Recomendamos que você deixe o campo Intercompanhia em branco para transações externas.

  • Se o campo Intercompanhia de um registro for preenchido, o valor da propriedade Intercompanhia da conta de grupo referenciada deverá ser Verdadeiro. Caso contrário, um aviso será registrado.
  • O campo Conta deve ter uma referência válida para o registro de objeto de negócios Contas. Caso contrário, um erro será registrado.
  • Para contas dos tipos A, L, E e R, se um ID que faz referência à conta do grupo não for especificado ou um ID que faz referência a um elemento da dimensão Conta do grupo não for válido, os dados serão carregados no elemento Não atribuído da dimensão Conta do grupo. Um aviso será registrado. Registros com contas estatísticas dos tipos S, M, T e O serão ignorados e um aviso será registrado.
  • Se o campo Moeda na tabela BudgetingMain estiver em branco ou o valor não corresponder à configuração de parâmetros da entidade, um erro será registrado.
  • Se o campo Moeda na tabela FactsTransactionCurrency estiver em branco ou o valor for inválido, um erro será registrado.
  • A taxa de câmbio de moeda deve existir para todas as moedas nas tabelas de integração. Ou seja, cada moeda local deve ter uma taxa de câmbio para todas as moedas do grupo. Um aviso será registrado se uma taxa de câmbio estiver ausente em qualquer combinação de moeda de grupo local.
    Nota

    Na tabela FactsTransactionCurrency, o campo Moeda pode ser NULO. Na tabela BudgetingMain, o campo Moeda tem uma restrição NÃO NULL.

  • O campo Nível deve estar em branco ou ter uma referência válida ao elemento correspondente na dimensão Nível. O valor do atributo Importar desse elemento correspondente deve ser Verdadeiro. Se o elemento correspondente não existir na dimensão ou se o valor do atributo Importação do elemento for Falso, as linhas de dados serão ignoradas e um aviso será registrado.
    Nota

    O atributo Importar é configurado em Business Modeling. Selecione Módulos > Consolidação > Núcleo e clique em Gerenciamento de dados. Na guia Entrada ou importação de níveis da entidade, selecione o atributo Importar para os elementos necessários.

  • As tabelas BudgetingMain e FactsTransactionCurrency devem conter dados para as entidades e os períodos selecionados. A tabela ExchangeRate deve conter dados para os períodos selecionados. Caso contrário, um aviso será registrado.
  • Os objetos de negócios personalizados definidos como Segmento 1, 2, ou 3 devem ter uma referência válida para o registro correspondente em um objeto de negócios personalizado. O registro correspondente deve ser um objeto de negócios filho. Caso contrário, um aviso será registrado.

    Esta tabela mostra como a validação é aplicada para configurações de segmento disponíveis no núcleo de consolidação:

    Segmento 1 Segmento 2 Segmento 3 Validação
    Não Não Não Sem validação
    Sim Não Não Sim, segmento 1
    Sim Sim Não Sim, segmentos 1 e 2
    Sim Sim Sim Sim, segmentos 1, 2 e 3
  • Para os registros que contêm informações de intersegmento, estas condições devem ser atendidas:
    • O registro correspondente deve existir no objeto de negócios Segmento intercompanhia correspondente. Caso contrário, um aviso será registrado.
    • O registro correspondente não pode ser um pai no objeto de negócios Segmento intercompanhia correspondente. Caso contrário, um aviso será registrado.
    • As informações de segmento e intercompanhia devem ser especificadas em um registro. Caso contrário, um aviso será registrado.
    • As informações de intersegmento devem ser especificadas em um registro se o segmento e as informações de intercompanhia forem especificados. Caso contrário, um aviso será registrado.

    Esta tabela mostra como a validação é aplicada para configurações de segmento de parceiro intercompanhia disponíveis no núcleo de consolidação:

    Segmento 1 Segmento 2 Segmento 3 Validação
    Não Não Não Sem validação
    Sim Não Não Sim, segmento 1 de parceiro intercompanhia
    Sim Sim Não Sim, segmento 1 e 2 de parceiro intercompanhia
    Sim Sim Sim Sim, segmentos 1, 2 e 3 de parceiro intercompanhia
  • O campo ScheduleDetailID da tabela de integração BudgetingMain deve ter uma referência válida para o registro do objeto de negócios Detalhes da programação. Caso contrário, um erro será registrado. Isso não se aplicará se as programações não forem usadas. Ou seja, se as programações não estiverem configuradas no módulo de consolidação central e não estiverem atribuídas a um registro de objeto de negócios Contas de grupo.

    Esta tabela mostra como a validação é aplicada a diferentes configurações de programação:

    Contas com programação Programação com saldo de abertura Programação com subprogramações Período Carregar para elemento de programação Validação
    Não Não Não Qualquer período Nenhum carregamento para a dimensão Detalhes da programação. Sem validação.
    Sim Não Não Qualquer período Carregar para os detalhes correspondentes, excluindo os detalhes do saldo de abertura. Sim.

    O registro do objeto de negócios correspondente deve existir. Caso contrário, um erro será registrado.

    Sim Sim Não Período 0 Carregar para os detalhes do saldo de abertura correspondente. Controlado por Business Modeling. Sem validação.
    Qualquer período diferente de 0 Carregar para os detalhes correspondentes. Sim.

    O registro do objeto de negócios correspondente deve existir. Caso contrário, um erro será registrado.

    Sim Sim Sim Período 0 Carregar para os detalhes correspondentes. Sim.

    O registro do objeto de negócios correspondente deve existir. Caso contrário, um erro será registrado.

    Se nenhum ID ou um ID incorreto for fornecido, a subprogramação padrão para saldos de abertura será usada para detectar em qual elemento de saldo de abertura carregar os saldos de abertura.

    Qualquer período diferente de 0 Carregar para os detalhes correspondentes. Sim.

    O registro do objeto de negócios correspondente deve existir. Caso contrário, um erro será registrado.

    Os dados do período 0 são carregados como saldos de abertura para os elementos de saldo de abertura da dimensão Detalhes da programação. Esses elementos de saldo de abertura são controlados pelo Business Modeling.

    Pode ser atribuída uma programação a uma conta de grupo. Se uma programação não está atribuída, os seguintes fatos se aplicam:

    • Os dados não são carregados para a dimensão Detalhes da programação. Os dados do período 0 são usados somente para o saldo de fechamento do acumulado no ano calculado do cubo financeiro no Financial Consolidation.
    • A validação não é necessária para nenhum período.

    Se uma conta do grupo tem uma programação com um saldo de abertura atribuído e nenhuma subprogramação atribuída, estes fatos se aplicam:

    • Os dados do período 0 (saldos de abertura) são carregados para o elemento de saldo de abertura correspondente da dimensão Detalhes da conta. Esse elemento de saldo de abertura é controlado pelo Business Modeling.
    • Os dados de qualquer período que não sejam do período 0 (dados técnicos) são carregados para os detalhes da programação correspondente. A validação é obrigatória.

    Se uma conta de grupo tem uma programação com um saldo de abertura e uma subprogramação atribuída, estes fatos se aplicam:

    • Os dados do período 0 (saldos de abertura) são carregados para o elemento de saldo de abertura correspondente das subprogramações. Se o ID da programação não corresponder ao registro de objeto de negócios correspondente na dimensão Programações, a subprogramação padrão será usada durante um carregamento de dados.
    • Os dados de qualquer período que não sejam do período 0 (dados técnicos) são carregados para os detalhes da programação correspondente. Se um ID de detalhes da programação não existir ou for inválido, os dados não serão carregados e um erro será registrado.

    Se uma conta de grupo tiver uma programação atribuída sem um saldo de abertura, os dados de qualquer período serão carregados para os detalhes da programação correspondentes. Se um ID de detalhes da programação não existir ou for inválido, os dados não serão carregados e um erro será registrado.

Validação de uma carga de taxa de câmbio

Os dados da tabela ExchangeRate são carregados para os períodos selecionados. Estas validações acontecem:

  • As colunas de moeda da entidade e moeda do grupo se referem a uma moeda válida e ativada no objeto de negócios Moedas. Se elas não estiverem, as linhas que não correspondem serão ignoradas e um aviso será registrado.
  • Ou seja, na integração, somente as taxas de câmbio dos tipos F (taxa de fechamento) e PA (taxa média do período) são usadas. Registros com outros tipos de taxa serão ignorados e um aviso será registrado.
  • Ou seja, para o cálculo de uma taxa do tipo A (taxa de bebida), as taxas médias periódicas para os períodos do exercício fiscal anterior estão presentes. Os períodos anteriores devem ter o status Aberto no Financial Consolidation. Caso contrário, um aviso será registrado.