Relatórios de análise de trilha de auditoria

Use o relatório de Análise da trilha de auditoria para visualizar detalhes das mudanças feitas por usuários em valores de células no banco de dados OLAP por meio do write-back de valores em relatórios de entrada de dados. Algumas alterações são resultado dos valores de write-back para elementos base no banco de dados. Outras são resultado dos valores de write-back para elementos consolidados. Ao fazer o write-back de elementos consolidados, os valores são distribuídos ou “lançados” entre os elementos base que formam o elemento consolidado. Selecione na lista de Tipos de registros para visualizar alterações nas células, nos valores lançados ou em ambos.

A opção Exportar AleaLog para BD relacional deve estar habilitada no OLAP Administration e no banco de dados relacional criado, por exemplo, no SQL Server Management Studio.

Este relatório tem o objetivo de ser usado por modeladores de negócios que tenham conhecimentos detalhados sobre cubos e dimensões do banco de dados OLAP.

Você pode visualizar a análise de um determinado usuário ou de todos os usuários, ou de um cubo ou todos os cubos.

Cada célula em cubo é identificada pelas interseções dos elementos das dimensões do cubo. Por exemplo, em um cubo que contenha dimensões de Finanças, Região e Data, a célula que exibe o valor da receita líquida na Europa em 2016 é a interseção entre o elemento de Receita líquida da dimensão de Finanças, o elemento Europa da dimensão de Região e o elemento 2016 da dimensão de Data. Na célula Análise de arquivo de registro, cada célula alterada é identificada pelas dimensões e elementos de suas interseções. O relatório exibe uma coluna para cada dimensão. Cada coluna exibe o elemento com o qual a célula modificada faz interseção. Os cubos contêm até 29 dimensões. Na Análise de arquivo de registro, as dimensões são numeradas de acordo com a ordem no cubo. Por conseguinte, é necessário saber a ordem das dimensões em cada cubo e qual dimensão cada número representa em um cubo.

É possível ocultar todas as colunas, exceto as duas primeiras (Hora e Novo Valor). Para ocultar uma coluna do relatório, clique com o botão direito no cabeçalho da coluna e selecione Ocultar coluna. Para exibir todas as colunas, clique no ícone Definições na última coluna e selecione Restaurar para layout padrão.

Para organizar a coluna em ordem ascendente ou descendente, clique no cabeçalho da coluna e clique na seta para cima ou para baixo.

Nota

Algumas operações de write-back são registradas várias vezes no arquivo de registro, sendo listadas várias vezes no relatório.

É possível usar filtros personalizados para retornar apenas registros específicos. A caixa de diálogo Monitorar filtros personalizados tem um campo de Critérios para cada coluna do relatório. Especifique os critérios e operadores do filtro e clique em OK. Para limpar um filtro, clique no botão de Borracha ao lado do campo.

Nota

Recomendamos que você não use filtros personalizados se selecionar Todos na lista do cubo, pois alguns elementos existem em várias dimensões.

Além disso, para as dimensões e os elementos que identificarem cada célula alterada, o relatório mostra estas informações:

Hora
Data e hora da alteração.
Você pode especificar os períodos dos relatórios.
Cubo
O cubo em que a alteração ocorreu.
Selecione um cubo da lista Cubo, ou selecione todos os cubos.
Valores antigos e novos
Colunas separadas exibem valores de string antigos e novos, bem como valores numéricos antigos e novos, conforme o tipo de célula selecionada.
Tipo de célula
Se o valor é numérico ou de string.
Clique em Criar filtro personalizado e selecione Todos, String ou Numérico, na lista do tipo de célula.
Servidor de banco de dados
O servidor de banco de dados em que ocorreu a alteração.
Clique em Criar filtro personalizado e em Servidor de BD. Selecione um servidor ou clique em Seleção múltipla e escolha vários servidores.
Endereço de IP
O endereço de IP de onde a mudança foi feita.
Clique em Criar filtro personalizado e clique no campo de IP. Selecione um endereço de IP ou clique em Seleção múltipla e escolha vários endereços.
Usuário
O nome de usuário do autor da alteração.
Selecione um nome na lista Usuários, ou selecione todos os usuários.
Chave da operação
Todas as operações de write-back são identificadas por uma chave. Por exemplo, se você lançar um valor no primeiro trimestre do exercício financeiro, três entradas serão escritas no arquivo de registro, sendo uma para cada mês do trimestre. Cada entrada tem a mesma chave de operação. A chave de operação é a conexão entre duas tabelas no Alealog. É possível usar a chave da operação em uma cláusula WHERE para consulta em tabela. Por exemplo, você pode determinar as células que serão afetadas por uma operação de splash fazendo uma consulta à tabela OlapAuditCell com uma declaração selecionada na qual a chave da operação forneça a cláusula WHERE: select * from dboeOlapAuditCell where [Operation key]='ALCCONFIG_ITERATION141806097221539312626'
Detalhes da operação
Para valores lançados, a coluna de Detalhes da operação exibe detalhes do método de lançamento, arredondamento e número de casas decimais.