Ações globais

As ações globais têm dois modos: No logon e Função de fórmula. Definir parâmetros é o único tipo de ação suportado para esses modos. Na caixa de diálogo Editar Ação para ações globais, a coluna Tipo é substituída pela coluna Nome. Você deve especificar um nome exclusivo para cada ação global.

Como as ações globais não dependem de nenhum relatório, elas são definidas no catálogo de relatórios. Você não pode se referir a nenhum objeto de relatório, como uma variável de relatório, em ações globais. Para modificar ações globais, você precisa do acesso Modificar no catálogo de relatórios.

Nas ações de logon, defina um ou mais parâmetros quando um usuário efetua logon, antes que qualquer relatório comece a ser carregado. Você pode, por exemplo, usar uma ação de logon para definir os valores de uma ou mais variáveis globais.

As ações de função de fórmula são atalhos para fórmulas que são usadas várias vezes em um relatório ou em vários relatórios. As funções de fórmula que você cria estão disponíveis na caixa de diálogo Inserir função. Para exibir apenas funções de fórmula, selecione a categoria Ação na caixa de diálogo Inserir função.

Você pode especificar um ou mais argumentos de uma função de fórmula. Isso pode ser útil se, por exemplo, um relatório tiver várias instâncias semelhantes, mas não idênticas, de uma fórmula complexa. Em vez de especificar a fórmula inteira para cada instância, você pode especificar o nome da fórmula e o valor dos argumentos.

Se você fornecer uma descrição de uma função de fórmula, ela será exibida na caixa de diálogo Inserir função e como uma dica de ferramenta no editor de fórmulas.

As ações de função de fórmula podem ser usadas nos mesmos locais que as funções de planilha. Elas não podem ser usadas em fórmulas de lista.

As fórmulas não podem ser condicionalizadas, portanto o campo Condição é desativado na caixa de diálogo Inserir função.