Listas de fórmulas
É possível criar listas de fórmulas na pasta Listas de fórmulas, no painel Acessórios do Gerenciador de aplicativos. Clique com o botão direito do mouse e selecione
.As listas de fórmulas podem ter entradas destas origens e transformá-las em listas padrão:
- XML
- CSV
- Lista
Ou seja, listas de fórmulas podem transformar essas origens em listas que contêm elementos com nomes, legendas e atributos exclusivos.
As listas de fórmulas podem ser usadas para gerar estas saídas:
- As colunas de uma lista relacional
- Dados de uma variável XML
- Dados de uma lista de valores
- Dados de uma origem CSV.
As listas de fórmulas são dinâmicas, o que as torna úteis em situações nas quais o designer de relatórios não sabe qual será o conteúdo do relatório. Por exemplo, você pode criar uma lista relacional que retorna várias colunas a partir de uma origem de dados relacional. Se você inserir essa lista em um hiperbloco em um relatório, somente a primeira coluna de dados é exibida. Para exibir as colunas restantes, você tem que criar células de saída adicionais no hiperbloco ou expandir o hiperbloco e inserir uma fórmula RDB separada para cada coluna de dados. Se você não souber que listas relacionais serão usadas no relatório (por exemplo, em um relatório independente de banco de dados), não poderá saber quantas células de saída adicionais ou fórmulas RDB devem ser criadas.
Uma solução para esse problema é criar hiperblocos de largura variável.
O designer de lista para listas de fórmulas tem um painel Entrada e um painel Avançado.
Existem dois campos no designer de lista que são comuns a todas as listas de fórmulas. No campo Fórmula, use uma fórmula para especificar a origem de dados. No campo Tipo, especifique o tipo de entrada.
Os campos restantes do designer de lista dependem do tipo de dados selecionado.