Como rever as configurações detalhadas de uma regra de processamento de mensagens

A página de visualização detalhada de Regras de processamento de mensagens apresenta informações detalhadas sobre a regra de processamento selecionada.

Para rever as configurações detalhadas de uma regra de processamento de mensagens:

  1. Selecione Gestão de lançamentos > Configuração > Regras de processamento de mensagens.
  2. Clique no botão de Pesquisa detalhada de uma regra de processamento de mensagens.
  3. Consultar as informações de cabeçalho da regra de processamento de mensagens selecionada:
    Efetivo desde
    Este campo define a data de início do período válido da configuração.
    Ao editar, clique no botão Calendário, para selecionar a data inicial num calendário.
    Efetivo até
    Este campo define a data de fim do período válido da configuração.
    Clique no botão Calendário para selecionar a data final num calendário.
    Observação
    Reveja ou forneça uma breve descrição que clarifique o objetivo da configuração.
    Cliente
    O cliente é um conjunto arbitrário de caracteres utilizados para identificar, de maneira única, um cliente numa entidade contabilística. O cliente é obtido do sistema ERP.
    Ao editar, clique no botão Consulta no campo. Selecione o cliente da lista que é apresentada na caixa de diálogo.
    Nome do cliente
    O campo mostra o nome do cliente detentor do contrato.
    Ao selecionar um cliente, o nome do cliente é mostrado automaticamente.
    Destinatário
    Reveja ou especifique o local do destinatário da linha de contrato. Este campo indica o código de localização utilizado com o local do destinatário para identificar o local de envio das mercadorias.
    Ao editar, clique no botão Consulta no campo. Selecione o destinatário do cliente da lista que é apresentada na caixa de diálogo. Os locais de destinatário apresentados na caixa de diálogo são válidos para o cliente selecionado.
    Nome do destinatário
    Permite visualizar ou especificar o nome do local utilizado com a localidade do Destinatário, para identificar o local para onde as mercadorias são expedidas.
    Item interno
    Reveja ou especifique o número do item interno da linha de contrato que é utilizada pelo fornecedor e que identifica o item.
    Ao editar, clique no botão Consulta no campo. Selecione o item usado pelo fornecedor, na lista apresentada na caixa de diálogo. Os itens apresentados são válidos para o cliente e destinatário selecionados.
    Descrição do item
    O campo mostra a descrição do item interno.
    Entidade Contabilística
    A entidade contabilística é uma corporação ou um subconjunto de uma corporação. A entidade contabilística é independente em relação a uma ou mais funções operacionais ou funções contabilísticas. Uma entidade contabilística cria uma demonstração de resultados e folha de balanço com base num conjunto de transações completo e com saldo, e é frequentemente uma entidade legal. Uma entidade contabilística é definida num locatário e poderá conter locais.
  4. Expanda Notas, para rever os comentários que são especificados para a regra de processamento de mensagens.
  5. Reveja as informações que são mostradas nas Linhas da regra de processamento de mensagens:

    As Linhas da regra de processamento de mensagens configuram a substituição ou combinação de requisitos, pedidos de aprovação de chegada e linhas de pedido existentes de planos individuais. O campo da Estratégia de substituição define a forma como construir um novo plano combinado. A estratégia pode ser configurada para cada combinação de um tipo e subtipo de mensagem. Pode, por exemplo, adicionar quantidades de requisito, substituir quantidades de requisito restantes ou quantidades de requisito com a mesma data.

    Pode configurar se a data de requisito enviada pelo cliente é interpretada como data de chegada ou data de levantamento. Esta opção pode ser configurada para cada combinação de um tipo e subtipo de mensagem.

    Nível de substituição
    O nível de substituição define a ordem pela qual os requisitos de diferentes tipos de mensagens e subtipos de mensagens são processados. A ordem depende de estratégias atribuídas para substituição e combinação de requisitos. Os requisitos dos planos únicos são processados por ordem descendente. Em primeiro lugar, os requisitos do tipo de mensagem atribuídos à estratégia de substituição do nível de substituição mais elevado são processados. Depois são processados os requisitos do tipo de mensagem do nível de substituição mais baixo. Por exemplo, as programações de expedição definidas com o nível de substituição 2 são processadas primeiro e depois as programações de plano com o nível de substituição 1. O nível máximo de substituição é 10.
    Tipo de mensagem
    O tipo de mensagem é uma Programação de expedição ou uma Programação de plano.
    Subtipo de mensagem
    Estas opções estão disponíveis para o subtipo de mensagem:
    • Predefinição: Esta é a configuração predefinida utilizada para a substituição ou a combinação dos requisitos no plano combinado.
    • RAN: Esta configuração é utilizada para a substituição ou combinação dos requisitos de mensagens RAN de um cliente.
    • GPI: Este subtipo de mensagem é utilizado para o tipo de mensagem Programação de expedição, no processo GPI da Renault. GPI é um sistema integrado de controlo de produção, usado nas fábricas de montagem da Renault. No processo GPI, os fornecedores recebem pedidos de aprovação com uma ID de transporte única no nível da linha de requisito e um ponto de consumo no nível do plano. Os envios são agrupados por ID de transporte.
    • L3P: Este subtipo de mensagem é utilizado para o tipo de mensagem Programação de expedição, no processo L3P da Renault. No processo L3P, os fornecedores recebem pedidos de aprovação com uma ID de transporte, um ponto de consumo e uma zona de distribuição no nível da linha de requisito. Os envios são estruturados por zona de distribuição, ID de transporte e ponto de consumo. Cada consignação possui uma ID de transporte exclusiva. Por conseguinte, as expedições são agrupadas por ID de transporte, se estiver incluída mais de uma expedição numa consignação.
    • CINDI: Este subtipo de mensagem é utilizado para o tipo de mensagem Programação de expedição, no processo CINDI da Renault. O processo CINDI funciona com GPI ou L3P. Neste processo, os fornecedores recebem uma programação de expedição com o número RAN ou Kanban. A data prevista de chegada é incluída na mensagem, além dos campos conhecidos de GPI e L3P. O número RAN ou Kanban é único para os pedidos de aprovação no nível da linha de requisito. A ID de transporte é única por cada consignação. São possíveis várias expedições por ID de consignação/transporte. São possíveis vários números RAN ou Kanban por expedição e por item numa expedição. O subtipo de mensagem CINDI é utilizado também para o processo LISA.
    • Folha de levantamento: Esta configuração é utilizada para a substituição ou combinação dos requisitos de mensagens da folha de levantamento de um cliente.
    • Manifesto: Esta configuração é utilizada para a substituição ou combinação dos requisitos de mensagens de manifesto de um cliente.
    • Kanban: Esta configuração é utilizada para a substituição ou combinação dos requisitos de mensagens Kanban de um cliente.
    • Em sequência: Este subtipo de mensagem é selecionado para o tipo de mensagem Programação de expedição. O subtipo de mensagem é utilizado para processar programações de expedição que requerem informações sequenciais, por exemplo, pedidos de aprovação síncronos com a produção. Se utilizar o subtipo de mensagem Em sequência, a Base de cálculo na configuração das regras de ajuste CUM tem de ser Referenciado. A caixa de verificação O número de referência 1 é a chave tem de ser selecionado.
    • Sequenciado com a janela de expedição Este subtipo de mensagem é selecionado para o tipo de mensagem Programação de expedição. Se Gestão de lançamentos receber um BOD de ShipmentSchedule, a página das Regras de processamento de mensagem é marcada para um pedido sequenciado com o subtipo de mensagem Em sequência com a janela de expedição. Este subtipo de mensagem também é esperado pelo cliente. Neste caso, o BOD de ShipmentSchedule é integrado no atual plano individual do tipo "Programação de expedição", formando um novo plano individual. O novo plano individual contém os requisitos sequenciados. Este recurso é usado principalmente pelo parceiro comercial A0061 Ford North America.
    • Sequência de carga: Este subtipo de mensagem é selecionado para o tipo de mensagem Programação de expedição e é usado no caso da Honda, quando são enviadas informações da sequência de lotes. Neste caso, o campo de referência consiste no número de ordem de agendamento e a sequência de lotes para carregar o camião, conforme solicitado pela Honda.
    Estratégia de substituição

    A estratégia de substituição define como os requisitos de um tipo de mensagem e subtipo de mensagem são substituídas e combinadas com outros requisitos num plano combinado. Pode selecionar uma das seguintes opções de estratégia de substituição:

    • Adicionar

      As quantidades de requisitos que tenham o tipo de mensagem e o subtipo de mensagem definidos são adicionados aos requisitos do plano combinado. Todos os requisitos são transferidos para o novo plano combinado. Exceção: A diferença entre a CUM atual recebida do plano combinado e a CUM atual recebida do plano individual é subtraída aos requisitos. São tidos em consideração ambos os tipos de planos, para evitar que os primeiros requisitos não sejam transferidos ou reduzidos.

    • Adicionar e ignorar última data de requisito

      Pode usar esta estratégia de substituição para configurar regras de processamento de mensagens para pedidos de aprovação de cliente que dão entrada, do tipo de mensagem Programação de expedição. As quantidades de requisitos para este tipo de mensagem são adicionadas aos requisitos do plano combinado. Exceção: Os requisitos na última data de requisito não são transferidos para o novo plano combinado.

      Por exemplo, o parceiro comercial Fuji Heavy Indústrias envia revisões de programações de expedição. Os requisitos na última data de requisito não têm de ser transferidos para o novo plano combinado e não têm de ser publicadas no BOD de ShipmentSchedule. Os requisitos planeados potencialmente disponíveis para a mesma data de requisito são copiados para o novo plano combinado. A segunda parte do requisito nesta data de requisito individual é recebida com a próxima revisão de programação de expedição. Então, a primeira parte do requisito também tem de ser transferida para o plano combinado. Os requisitos são publicados no BOD de ShipmentSchedule.

      A diferença entre a CUM atual recebida do plano combinado e a CUM atual recebida do plano individual é subtraída aos requisitos. Consulte a estratégia de substituição Adicionar.

    • Substituir e utilizar quantidade semanal restante existente

      As datas de início e fim são definidas para o dia seguinte posterior à atual data final mais recente. Esta é, por exemplo, a atual data final mais recente da última programação de expedição. A quantidade de requisitos restantes corresponde à quantidade do requisito semanal original menos todas as quantidades requeridas das programações de expedição que já existem nesta semana. Exemplo: Foram agendadas 2 programações de expedição com quantidades de 100 e 80 na última semana. A quantidade de requisitos semanal é 500. Esta situação de requisitos é um requisito semanal restante de 320.

    • Substituir e recalcular a quantidade semanal restante baseada na média diária da semana

      As datas de início e fim são definidas para o dia seguinte posterior à atual data final mais recente. Esta é, por exemplo, a atual data final mais recente da última programação de expedição. A quantidade de requisitos semanais é dividida pelo número de dias da semana para receber o requisito diário médio. O requisito diário médio é multiplicado pelos dias da semana restantes após o último dia da programação de expedição. Exemplo: Foram agendadas 2 programações de expedição com quantidades de 100 e 80 na última semana. A quantidade de requisitos semanal é 500. O número de dias restantes da semana após o último dia da programação de expedição é 3. Esta situação de requisito resulta num requisito semanal restante de 500/5 de acordo com a regra definida do intervalo de dados * 3 = 300.

    • Substituir e distribuir quantidade semanal restante pelo requisitos diários

      A quantidade restante e o número de dias restantes são calculados, à semelhança da estratégia de substituição Substituir e recalcular quantidade semanal restante baseada na média diária da semana. Para os dias restantes, é calculada a quantidade requerida diariamente. Exemplo: Foram agendadas 2 programações de expedição com quantidades de 100 e 80 na última semana. A quantidade de requisitos semanal é 500. O número de dias restantes da semana após o último dia da programação de expedição é 3. Esta situação de requisito resulta em requisito de três dias de 500/5, de acordo com a regra definida do intervalo de dados = 100.

    • Substituir na mesma data

      As quantidades de requisitos que tenham o tipo de mensagem e o subtipo de mensagem definidos são transferidos para o novo plano combinado. Exceção: É substituído um requisito do plano combinado atual que já exista com a data de início e a data final, sem comparação temporal do novo requisito. A diferença entre a CUM atual recebida do plano combinado e a CUM atual recebida do plano individual é subtraída aos requisitos. Consulte a estratégia de substituição Adicionar.

    • Substituir e recalcular a quantidade diária restante na mesma data

      As quantidades de requisito consolidado são transferidas para o novo plano combinado. Além disso, a quantidade do requisito consolidado resumida da última data de requisito é subtraída da quantidade do requisito planeado do mesmo dia. O cálculo é efetuado da seguinte forma:

      1. As quantidades do requisito consolidado na última data de requisito são resumidas, se houver mais de uma.
      2. Se o requisito planeado for maior do que a quantidade do requisito consolidado resumida:
        1. A quantidade do requisito planeado é reduzida pela quantidade consolidada resumida.
        2. O requisito planeado recentemente calculado é adicionado ao plano combinado juntamente com o requisito consolidado.
        3. O tempo de requisito do requisito planeado pode ser ajustado para que os requisitos consolidados e planeados sejam separados no plano combinado.

      Exemplo: Está programada uma programação de expedição com uma quantidade consolidada de 50 em 25/03/2019. A quantidade do requisito planeado na mesma data é de 200. O requisito planeado recentemente calculado 200 - 50 = 150 é adicionado ao plano combinado juntamente com o requisito consolidado.

    • Substituir e recalcular a quantidade diária restante na mesma data (com base no fuso horário do cliente)

      As quantidades de requisito consolidado são transferidas para o novo plano combinado. Além disso, a quantidade do Além disso, a quantidade do requisito consolidado resumida da última data de requisito é subtraída da quantidade do requisito planeado do mesmo dia no fuso horário do cliente. O cálculo é efetuado da seguinte forma:

      1. As quantidades do requisito consolidado na última data de requisito são resumidas, se houver mais de uma.
      2. Se o requisito planeado for maior do que a quantidade do requisito consolidado resumida:
        1. A quantidade do requisito planeado é reduzida pela quantidade consolidada resumida.
        2. O requisito planeado recentemente calculado é adicionado ao plano combinado juntamente com o requisito consolidado.
        3. O tempo de requisito do requisito planeado pode ser ajustado para que os requisitos consolidados e planeados sejam separados no plano combinado.

    As estratégias de substituição que utilizam, recalculam, e distribuem uma quantidade semanal restante apenas diferem na forma como os requisitos semanais restantes são calculados e programados. Para calcular os requisitos semanais restantes, o sistema extrai estes dados do novo plano combinado. O novo plano combinado já inclui, por exemplo, os requisitos da programação de expedição da última importação do pedido de aprovação:

    1. A data final mais recente de todos os requisitos existentes
    2. O número da semana do requisito mais recente
    3. O mês do requisito mais recente
    4. O ano do requisito mais recente
    5. A soma de todas as quantidades requeridas na última semana
    6. A soma de todas as quantidades de requeridas no último mês

    Em seguida, são processados os novos requisitos:

    1. Todos os requisitos com uma data final anterior, sem comparação temporal, à data final máxima existente são ignorados, independentemente dos tipos de requisito.
    2. Os requisitos semanais ou mensais que existam na última semana ou mês são calculados conforme descrito na tabela indicada acima.

    Os requisitos do mês restantes são tratados da mesma forma por estas estratégias de substituição.

    As datas de início e fim são definidas para o dia seguinte após a atual data final mais recente. Esta é, por exemplo, a atual data final mais recente da última programação de expedição.

    A quantidade de requisitos mensais restantes corresponde à quantidade do requisito mensal original, menos todas as quantidades requeridas de programações de expedição que já existem no mês anterior.

    Data de levantamento
    A data de requisito enviada pelo cliente é interpretada como uma data de levantamento, se a caixa de verificação estiver selecionada. Se a caixa de verificação for desmarcada, a data de requisito é interpretada como data de chegada.
    Verificar modo de data do requisito
    Para confirmar o tipo de data do requisito do pedido de aprovação, selecione esta caixa de verificação. Se for detetada alguma alteração desde a data de levantamento até à data de chegada, o pedido de aprovação é bloqueado. Um pedido de aprovação bloqueado tem de ser aprovado manualmente na página de visualização detalhada de Planos não processados.
    Confirmar número de transmissão ascendente
    Se um cliente suportar o processamento dos números de transmissão, selecione esta caixa de verificação. Esta opção verifica se os números de transmissão das mensagens estão completamente por ordem crescente. O número de transmissão é aumentado em um com cada troca de mensagem. As mensagens mais antigas com números de transmissão mais reduzidos são filtradas.
    Confirmar número de sequência da mensagem ascendente
    Esta opção permite processar as mensagens EDI que geralmente não contêm um número de controlo sequencial do OEM. A Gestão de aprovações importa uma mensagem EDI com base no número de sequência de mensagens da Transformação. Se uma mensagem estiver fora de sequência, é criado um plano não processado que pode ser gerido na página Planos não processados em Gestão de aprovações.