Expedições principais

Fabricantes de Equipamento Original (OEM), como a FIAT Chrysler Automobiles ou a Ford, utilizam um processo logístico. Este processo requer a coordenação de expedições entre fornecedores e clientes através de um centro de consolidação numa rede de distribuição: As mercadorias não são enviadas diretamente pelo fornecedor para o respetivo site OEM, passando em vez disso primeiro por um centro de passagem e sendo então distribuídas pelos sites individuais de OEM.

Várias consignações para o mesmo cliente são combinadas numa expedição principal, se usarem o mesmo ponto de plataforma e parceiro comercial. Isto é feito com base nas informações da consignação que são fornecidas pelo sistema de ERP. A combinação pode ser feita automaticamente, com base nos parâmetros de criação da expedição principal, ou manualmente, com base nos dados de consignações existentes.

Depois, as consignações são enviadas para um ponto de consolidação, referido como ponto de plataforma. A partir dele, elas são transportadas até seu destino final.

Este procedimento requer a guia de transporte principal, que é um documento adicional às guias de transporte individuais. Este documento contém informações acerca de todas as consignações que são sumarizadas na expedição principal.