Criar uma regra de autorização manual

Uma regra de aprovação manual define os critérios para filtrar os requisitos de pedidos de aprovação. Antes de serem processados, estes requisitos têm de ser aprovados manualmente na página Planos não processados.

Para criar uma aprovação manual:

  1. Selecione Gestão de lançamentos > Configuração > Regras de autorização manual.
  2. Clique em Criar.
  3. Especifique as seguintes informações de cabeçalho:
    Efetivo desde
    Este campo define a data de início do período válido da configuração.
    Ao editar, clique no botão Calendário, para selecionar a data inicial num calendário.
    Efetivo até
    Este campo define a data de fim do período válido da configuração.
    Clique no botão Calendário para selecionar a data final num calendário.
    Tipo de mensagem
    O tipo de mensagem é uma Programação de expedição ou uma Programação de plano.
    Subtipo de mensagem
    Estas opções estão disponíveis para o subtipo de mensagem:
    • Predefinição: Esta é a configuração predefinida utilizada para a substituição ou a combinação dos requisitos no plano combinado.
    • RAN: Esta configuração é utilizada para a substituição ou combinação dos requisitos de mensagens RAN de um cliente.
    • GPI: Este subtipo de mensagem é utilizado para o tipo de mensagem Programação de expedição, no processo GPI da Renault. GPI é um sistema integrado de controlo de produção, usado nas fábricas de montagem da Renault. No processo GPI, os fornecedores recebem pedidos de aprovação com uma ID de transporte única no nível da linha de requisito e um ponto de consumo no nível do plano. Os envios são agrupados por ID de transporte.
    • L3P: Este subtipo de mensagem é utilizado para o tipo de mensagem Programação de expedição, no processo L3P da Renault. No processo L3P, os fornecedores recebem pedidos de aprovação com uma ID de transporte, um ponto de consumo e uma zona de distribuição no nível da linha de requisito. Os envios são estruturados por zona de distribuição, ID de transporte e ponto de consumo. Cada consignação possui uma ID de transporte exclusiva. Por conseguinte, as expedições são agrupadas por ID de transporte, se estiver incluída mais de uma expedição numa consignação.
    • CINDI: Este subtipo de mensagem é utilizado para o tipo de mensagem Programação de expedição, no processo CINDI da Renault. O processo CINDI funciona com GPI ou L3P. Neste processo, os fornecedores recebem uma programação de expedição com o número RAN ou Kanban. A data prevista de chegada é incluída na mensagem, além dos campos conhecidos de GPI e L3P. O número RAN ou Kanban é único para os pedidos de aprovação no nível da linha de requisito. A ID de transporte é única por cada consignação. São possíveis várias expedições por ID de consignação/transporte. São possíveis vários números RAN ou Kanban por expedição e por item numa expedição. O subtipo de mensagem CINDI é utilizado também para o processo LISA.
    • Folha de levantamento: Esta configuração é utilizada para a substituição ou combinação dos requisitos de mensagens da folha de levantamento de um cliente.
    • Manifesto: Esta configuração é utilizada para a substituição ou combinação dos requisitos de mensagens de manifesto de um cliente.
    • Kanban: Esta configuração é utilizada para a substituição ou combinação dos requisitos de mensagens Kanban de um cliente.
    • Em sequência: Este subtipo de mensagem é selecionado para o tipo de mensagem Programação de expedição. O subtipo de mensagem é utilizado para processar programações de expedição que requerem informações sequenciais, por exemplo, pedidos de aprovação síncronos com a produção. Se utilizar o subtipo de mensagem Em sequência, a Base de cálculo na configuração das regras de ajuste CUM tem de ser Referenciado. A caixa de verificação O número de referência 1 é a chave tem de ser selecionado.
    • Sequenciado com a janela de expedição Este subtipo de mensagem é selecionado para o tipo de mensagem Programação de expedição. Se Gestão de lançamentos receber um BOD de ShipmentSchedule, a página das Regras de processamento de mensagem é marcada para um pedido sequenciado com o subtipo de mensagem Em sequência com a janela de expedição. Este subtipo de mensagem também é esperado pelo cliente. Neste caso, o BOD de ShipmentSchedule é integrado no atual plano individual do tipo "Programação de expedição", formando um novo plano individual. O novo plano individual contém os requisitos sequenciados. Este recurso é usado principalmente pelo parceiro comercial A0061 Ford North America.
    • Sequência de carga: Este subtipo de mensagem é selecionado para o tipo de mensagem Programação de expedição e é usado no caso da Honda, quando são enviadas informações da sequência de lotes. Neste caso, o campo de referência consiste no número de ordem de agendamento e a sequência de lotes para carregar o camião, conforme solicitado pela Honda.
    Observação
    Reveja ou forneça uma breve descrição que clarifique o objetivo da configuração.
    Cliente
    O cliente é um conjunto arbitrário de caracteres utilizados para identificar, de maneira única, um cliente numa entidade contabilística. O cliente é obtido do sistema ERP.
    Ao editar, clique no botão Consulta no campo. Selecione o cliente da lista que é apresentada na caixa de diálogo.
    Destinatário
    Reveja ou especifique o local do destinatário da linha de contrato. Este campo indica o código de localização utilizado com o local do destinatário para identificar o local de envio das mercadorias.
    Ao editar, clique no botão Consulta no campo. Selecione o destinatário do cliente da lista que é apresentada na caixa de diálogo. Os locais de destinatário apresentados na caixa de diálogo são válidos para o cliente selecionado.
    Nome do destinatário
    Permite visualizar ou especificar o nome do local utilizado com a localidade do Destinatário, para identificar o local para onde as mercadorias são expedidas.
    Item interno
    Reveja ou especifique o número do item interno da linha de contrato que é utilizada pelo fornecedor e que identifica o item.
    Ao editar, clique no botão Consulta no campo. Selecione o item usado pelo fornecedor, na lista apresentada na caixa de diálogo. Os itens apresentados são válidos para o cliente e destinatário selecionados.
    Descrição do item
    O campo mostra a descrição do item interno.
  4. Expanda o conjunto de campos Notas e especifique um texto explicativo para a regra de aprovação manual.
  5. Especifique os critérios de filtros para os requisitos de pedido de aprovação que devem ser aprovados manualmente no conjunto de campos Definições de autorização:
    Requerer sempre autorização manual
    Se esta caixa de verificação estiver selecionada, os requisitos dos pedidos de aprovação filtrados devem ser aprovados manualmente na página Planos não processados. Por exemplo, utilize esta opção na fase de teste com um novo parceiro comercial.
    Autorização manual obrigatória para programação da primeira vez
    O primeiro requisito de um pedido de aprovação para uma linha de contrato sem plano existente deve ser aprovado manualmente, na página Planos não processados.
    Autorização manual obrigatória para sem pedido
    Se esta caixa de verificação estiver selecionada, os pedidos de aprovação sem requisitos devem ser aprovados manualmente, na página Planos não processados. Os pedidos de aprovação sem requisitos indicam que o contrato atualmente associado não deve ser fornecido. É recomendável efetuar uma verificação da situação do requisito do parceiro comercial.
    Autorização manual obrigatória para pedido imediato
    Se esta caixa de verificação estiver selecionada, os requisitos imediatos dos pedidos de aprovação filtrados devem ser aprovados manualmente na página Planos não processados. É recomendável efetuar uma verificação da situação do requisito do parceiro comercial.
    Aprovação manual obrigatória no requisito de pedido pendente
    Se esta caixa de verificação estiver selecionada, os requisitos pendentes dos pedidos de aprovação filtrados devem ser aprovados manualmente na página Planos não processados. É recomendável efetuar uma verificação da situação do requisito do parceiro comercial.
    Autorização manual obrigatória para diferença
    Se esta esta caixa de verificação estiver selecionada, as diferenças entre os requisitos do pedido de aprovação atual e anterior devem ser aprovadas manualmente. Os pedidos de aprovação têm de ter o mesmo tipo de mensagem. Os pedidos de aprovação são comparados de acordo com as Definições de comparação de aprovações. É recomendável efetuar uma verificação da situação do requisito do parceiro comercial.
    Verificar alerta do cliente
    Se esta caixa de verificação estiver selecionada, a Gestão de aprovações verifica se o pedido de aprovação recebido inclui uma mensagem de alerta para o fornecedor. Por exemplo, no caso do parceiro comercial Renault, um pedido de aprovação recebido inclui a mensagem "ALERTE". Se o alerta estiver configurado corretamente, é enviada uma mensagem de alerta por e-mail a informar o utilizador responsável. O utilizador é informado acerca da chegada do pedido de aprovação.
    Processamento de bloco em alerta de cliente
    Se esta caixa de verificação estiver selecionada, a Gestão de aprovações verifica se o pedido de aprovação recebido inclui uma mensagem de alerta para o fornecedor. Por exemplo, no caso do parceiro comercial Renault, um pedido de aprovação recebido inclui a mensagem "ALERTE". O pedido de aprovação é bloqueado e tem de ser aprovado manualmente na página Planos não processados. Se o alerta estiver configurado corretamente, é enviada uma mensagem de alerta por e-mail a informar o utilizador responsável acerca do pedido de aprovação bloqueado.
  6. No conjunto de campos Definições de comparação de aprovações, especifique como os requisitos do pedido de aprovação são com o pedido de aprovação anterior. Os pedidos de aprovação têm de ter o mesmo tipo de mensagem. Para comparar os pedidos de aprovação, deve ser selecionada a caixa de verificação Autorização manual obrigatória para diferença. Por exemplo, o programação de plano atual é comparado com o programação de plano anterior. Se forem encontrados desvios por comparação, então a programação de plano filtrada tem de ser verificada na página Planos não processados.
    Modo de Comparação de Aprovações
    O campo define como os requisitos do pedido de aprovação atual são comparados com o pedido de aprovação anterior do mesmo tipo de mensagem:
    • Dia: Os requisitos de um dia são resumidos. Os requisitos diários do pedido de aprovação atual e anterior são comparados. Este método permite uma reacção imediata do gestor de requisitos, porque a comparação é precisa durante um período demasiado curto. Por exemplo, se o requisito de um pedido de aprovação for atrasado durante um dia, o pedido de aprovação é filtrado. Ele tem de ser verificado na página Planos não processados.
    • Semana: Os requisitos de uma semana são resumidos. Os requisitos semanais do pedido de aprovação atual e anterior são comparados. Este método permite uma reação do gestor de requisitos num período relativamente curto. Por exemplo, se o requisito de um pedido de aprovação for atrasado durante uma semana, o pedido de aprovação é filtrado. Ele tem de ser verificado na página Planos não processados. Um requisito atrasado um dia só tem consequências se o requisito estiver agendado para outra semana.
    • Resumido para intervalo de tempo selecionado: A soma dos requisitos do pedido de aprovação atual e anterior são comparados para um período de dias selecionado.
    Período de tempo em dias a ser considerado
    O campo define o período de tempo, em dias, que é considerado para comparar os requisitos do pedido de aprovação atual e anterior. Não raramente, é selecionado um período curto mesmo quando os requisitos agendados muito posteriormente são alterados com frequência. Um período curto pode ser considerado quando os requisitos não dão origem a problemas aquando do fabrico das mercadorias.
    Limite de tolerância – Aumento de requisito (%)
    O campo define o limite de tolerância em percentagem que o pedido de aprovação atual pode exceder a quantidade do requisito do pedido de aprovação anterior. Se a quantidade do requisito exceder este limite, o pedido de aprovação atual é publicado na página Planos não processados. Na maioria dos casos, as quantidades requeridas são resumidas durante um breve período e, em seguida, comparadas. As diferenças calculadas não podem exceder o limite de tolerância, que é especificado em percentagem. A vantagem é que tem noção das alterações maciças de quantidades de pedidos de aprovação a curto prazo.
    Limite de tolerância – Redução de requisito (%)
    O campo define o limite de tolerância em termos percentuais em que o pedido de aprovação atual pode não atingir a quantidade do requisito do pedido de aprovação anterior. Se a quantidade de requisito não atingir este limite, o pedido de aprovação atual é publicado na página Planos não processados.
    Limite de tolerância - Aumento do requisito (Qtd.)
    O campo define o limite de tolerância total em número de itens. O pedido de aprovação atual pode exceder a quantidade do requisito do pedido de aprovação anterior até este limite. Se a quantidade do requisito exceder este limite, o pedido de aprovação atual é publicado na página Planos não processados.
    Limite de Tolerância – Redução de Requisito (Qtd.)
    O campo define o limite de tolerância total em número de itens. O pedido de aprovação atual pode não atingir a quantidade do requisito do pedido de aprovação anterior até este limite. Se a quantidade de requisito não atingir este limite, o pedido de aprovação atual é publicado na página Planos não processados.
  7. No conjunto de campos Definições de QMP, especifique como é efetuada a validação da Quantidade Mínima do Pedido (QMP). O valor da QMP para um item é definido no sistema ERP, por exemplo LN. O valor da QMP é publicado na BOD do contrato para Gestão de aprovações. Pode rever o valor QMP de uma linha de contrato para um item na página Contratos. Com base nas Definições de QMP, uma verificação de validação determina se a quantidade do requisito de pedidos de aprovação não atinge, cumpre, ou excede a QMPespecificada:
    Alerta de QMP
    É emitido um alerta durante o processamento de um pedido de aprovação recebido, se a quantidade do requisito for inferior ao valor QMP. O utilizador recebe a mensagem SRM-1011:

    Alerta sobre novo plano abaixo do valor da QMP

    Bloqueio de QMP em caso de alerta
    Quando a caixa de verificação Alerta de QMP está selecionada, também pode selecionar a caixa de verificação Bloco MOQ em Alerta. Um pedido de aprovação de entrada é bloqueado no caso de a quantidade do requisito ser inferior à QMP. É emitido um alerta e o utilizador recebe a mensagem SRM-1012:

    Aprovação obrigatória para novo plano abaixo do valor da QMP

    Um plano não processado é criado na página Planos não processados. O plano não processado deve ser aprovado manualmente.

    Nível de compromisso
    Este campo determina quais os requisitos dos pedidos de aprovação que devem ser validados em comparação com o QMP. Estão disponíveis as seguintes opções:
    • Consolidado: Os requisitos consolidados (estes artigos devem ser produzidos e expedidos) de um pedido de aprovação devem ser validados em comparação com a QMP.
    • Planeado: Os requisitos planeados de um pedido de aprovação devem ser considerados na validação da QMP.
    Nota

    Pode selecionar ambas as opções.

    Período de avaliação (dias)
    Este campo define o período de dias, durante o qual os requisitos dos pedidos de aprovação são considerados na validação da QMP. O período começa com a data de requisito da primeira linha de pedido de um plano único de entrada, programação de expedição ou programação de plano.

    Por exemplo, a janela de avaliação é definida como 30 dias e a data do requisito da primeira linha de encomenda é 1 de junho. Neste caso, a janela de avaliação seria 1 de junho + 29 dias a mais para igualar 30 de junho. Portanto, qualquer data antes de 1 de julho cai na janela de tempo de avaliação de QMP.

    Com cada novo pedido de aprovação, é definida uma nova data de início para a janela de avaliação.

    Se não for introduzido qualquer valor para este campo, cada pedido de aprovação é verificado em relação ao valor da QMP, independentemente da data.

    Frequência
    O campo define a frequência com que o processo de validação de QMP ocorre. Estão disponíveis as seguintes opções:
    • Diário
    • Semanalmente
    • Mensal
    Nota

    Pode selecionar todas as opções.

  8. Clique em Guardar, para guardar a regra de aprovação manual.
    Uma notificação indica que a regra de aprovação manual foi guardada com sucesso.