Terminologia da transformação

Quando se usa a área Transformação, é necessário conhecer estes termos:

Termos Definições
padrão de mensagem Define o formato ou estrutura da mensagem. São exemplos ASC X12, UN-EDIFACT, XML ou BOD.
tipo de mensagem Define o conteúdo da mensagem e o processo comercial. São exemplos VDA 4905, VDA 4915, Programação de plano ASC X12 830 com capacidade de liberação ou Programação de expedição ASC X12 862.
folha de estilo Define as regras para a transformação de um ficheiro de XML de entrada num ficheiro de XML de saída.
descrição do ficheiro de formato (FFD) Descreve a estrutura do ficheiro de entrada ou o ficheiro de saída estruturado. Um FFD de fonte é utilizado para converter um ficheiro de mensagem estruturado, tal como ASC X12 ou UN-EDIFACT para XML. Um FFD de destino é utilizado para converter um ficheiro de saída XML para um ficheiro de mensagem estruturado, tal como ASC X12 ou UN-EDIFACT.
parceiro Classifica os parceiros comerciais ou parceiros de sistema que trocam mensagens estandardizadas consigo:
  • Um parceiro comercial é uma classificação para todos os clientes ou vendedores combinados. Um parceiro comercial não pode ser um único cliente ou número de fornecedor. Um parceiro comercial é por exemplo a BMW ou a GM. Para alguns parceiros comerciais é necessária a divisão do parceiro comercial em diferentes divisões. Por exemplo: peças sobressalentes, peças de assistência ou MGO e AMK para Opel.
  • Um parceiro de sistema é por exemplo um sistema externo como Contabilidade ou CAD.
hierarquia de parceiro Representa uma lista de parceiros comerciais ou parceiros de sistema organizados e agrupados numa estrutura de árvore hierárquica. A estrutura em árvore da hierarquia de parceiro consiste em um ou vários ID de parceiro.
ID de parceiro Representa um elemento da hierarquia de parceiro. Cada ID de parceiro consistirá em nós secundários. Por exemplo, a GM é um ID de parceiro da hierarquia de "parceiros". Opel, Vauxhall e Bertone são sob esta perspectiva nós secundários da GM.