Configurar o envio de confirmação funcional

É possível configurar uma confirmação funcional para o destinatário de uma mensagem EDI em Transformação. O reconhecimento funcional de mensagens UN/EDIFACT é configurado de forma semelhante para mensagens ASC X12 e UN-EDIFACT. Neste exemplo de reconhecimento funcional, é usada uma mensagem ASC X12. Num tal processo negocial, a Transformação recebe uma mensagem EDI ASC X12, como por exemplo Programação de plano ASC X12 830 com capacidade de aprovação, Pedido de compra ASC X12 850 ou Programação de expedição ASC X12 862. A Transformação extrai o cabeçalho e o rodapé da mensagem de origem. O remetente e o recetor são intercambiáveis. O cabeçalho e o rodapé da mensagem de origem são usados para se criar uma nova mensagem EDI de saída com o tipo de mensagem Reconhecimento funcional de ANSI ASC X12 997. Esta mensagem de confirmação funcional é enviada ao remetente da mensagem fonte original que deu entrada.

Para se configurar uma confirmação funcional para uma mensagem ASC X12:

  1. Selecione Transformação > Configuração > Regras de transformação.
  2. Clique no botão de Pesquisa detalhada, para uma mensagem de entrada do tipo ANSI ASC X12, para a ID de parceiro específica do parceiro comercial.
  3. Na página de visualização detalhada das Regras de transformação clique em Editar.
  4. Selecione a caixa de verificação de Reconhecimento da mensagem e clique em Guardar, para guardar as alterações.
  5. Selecione Transformação > Configuração > ID de parceiros.
  6. Para adicionar uma configuração de ID de parceiro, clique em Criar e especifique as seguintes informações:
    ID de Parceiro
    Selecione a ID de parceiro na lista pendente. A ID de parceiro tem de ser a mesma ID que é usada para a mensagem de entrada EDI do tipo ASC X12.
    Tipo de mensagem
    Selecione o tipo de mensagem Reconhecimento funcional ASC X12 997 na lista pendente.
    Direção da mensagem
    Selecione Saída na lista pendente.
    ID do remetente / ID do destinatário
    Especifique a ID do remetente e do destinatário. A ID do remetente e a ID do destinatário têm de ser os mesmos números de identificação que são usados para a mensagem de entrada do tipo EDI ASC X12.
    ID adicional do remetente / ID adicional do destinatário
    Especifique a ID adicional do remetente e a ID adicional do destinatário. A ID adicional do remetente e a ID adicional do destinatário têm de ser os mesmos números de identificação que são usados para a mensagem de entrada do tipo EDI ASC X12.
    Qualificador ISA/UNB para o remetente / Qualificador ISA/UNB para o destinatário
    Especifique os qualificadores de código utilizado para qualificar a ID do destinatário dos segmentos ISA/UNB na mensagem. Normalmente, os qualificadores deverão ser os mesmos que são usados para a mensagem de entrada do tipo EDI ASC X12. Para verificar os qualificadores, verifique as indicações do seu OEM.
  7. Especifique as restantes informações de campo, tal como requerido, e clique em Guardar, para guardar a configuração da ID do novo parceiro.
  8. Selecione Transformação > Configuração > Regras de transformação.
  9. Para adicionar uma regra de transformação, clique em Criar e especifique as seguintes informações:
    Direção da mensagem
    Selecione Saída na lista pendente.
    ID de Parceiro
    Selecione a ID de parceiro na lista pendente. A ID de parceiro tem de ser a mesma ID que é usada para a mensagem de entrada EDI do tipo ASC X12.
    Tipo de mensagem
    Selecione o tipo de mensagem Reconhecimento funcional ASC X12 997 na lista pendente.
    Nome da folha de estilo
    Selecione a folha de estilo utilizada para a transformação na lista pendente. Se não existirem requisitos especiais do parceiro comercial, pode usar a folha de estilo genérica de parceiro comercial ASC X12 Acknowledge_A9201_997.
  10. Especifique as restantes informações de campo, tal como requerido, e clique em Guardar, para guardar a nova regra de transformação.
    Quando uma mensagem EDI ASC X12 dá entrada, é gerada a mensagem Confirmação funcional de ANSI ASC X12 997, após serem obtidos todos os dados principais.