Gerir as CUM dos planos atuais

Nas páginas de visualização detalhada de Planos, Programações de plano e Programações de expedição, pode usar estes recursos para gerir e verificar as quantidades cumulativas dos pedidos de aprovação:

CUM atuais

No separador do Plano combinado, pode consultar o estado da CUM atual expedida, da CUM atual recebida e da quantidade em trânsito. Estes campos representam o mais recente estado da CUM dos planos atuais.

Para verificar o atual estado de todos os campos de CUM, clique em Ver CUMs. Abre-se a caixa de diálogo das CUMs. Nesta caixa de diálogo, pode rever o atual estado das CUMs, mesmo no caso de histórico de planos.

Ao contrário do separador do Plano Combinado, o separador da Programação de expedição e da Programação de plano mostram a situação da CUM pela altura da importação do pedido de aprovação. Este é o último plano individual que altera as CUM. Se posteriormente forem processadas outras expedições ou consumos, as CUM atuais podem ter sido alteradas. As CUM dos planos individuais permanecem como estavam pela altura da importação do agendamento.

Depois de uma CUM ser reposta com sucesso, os separadores Plano combinado, Programação de expedição e Programação de plano são atualizados e apresentam as mesmas CUM.

Histórico CUM

Também pode verificar as modificações da CUM na caixa de diálogo das CUMs. Na parte inferior do separador CUMs, é apresentado o histórico de CUM. Cada modificação das CUM é documentada.

São apresentadas as seguintes informações:

  • A data e hora do registo
  • Quantidades cumulativas anteriores e novas
  • O motivo da alteração
  • O utilizador responsável pela modificação.

Dados referenciados de CUM

Pode verificar os dados referenciados das CUM, tais como planos únicos, programações de expedição e programações de plano e o plano combinado. Para rever os dados, clique nos separadores Programação de expedição, Programação de plano e Plano combinado As expedições são mostradas na caixa de diálogo do Histórico de expedições, quando clica em Ver expedições.

Ajuste de CUM

Pode ajustar as CUM atuais e enviadas totais para os planos existentes de um cliente. Reveja os separadores Programação de plano ou Programação de expedição das páginas Programações de plano e Programações de expedição. Se as CUM atuais e totais enviadas estiverem incorretas, pode alterar as CUM manualmente. Depois de guardar os dados, é criada uma nova revisão do plano e o histórico de CUM é atualizado. Pode verificar a modificação na caixa de diálogo das CUM, quando clica em Ver CUM, na vista detalhada da página Planos.

Repor CUM

Pode repor manualmente a CUM recebida atual da linha de contrato selecionada de um cliente. Efetue a reposição nos separadores Programação de plano ou Programação de expedição das páginas Programações de plano ou Programações de expedição. As CUM dos contratos e planos correspondentes de um cliente são normalmente repostas automaticamente no final de um ano fiscal.

Tipos de CUM

Estes tipos de CUM são diferenciados em Gestão de lançamentos:

CUM Definição
CUM atual recebida A quantidade cumulativa atual das mercadorias recebidas e confirmadas pelo cliente. A atual quantidade cumulativa baseia-se na última data de reposição de CUM.
CUM total recebida A quantidade cumulativa total das mercadorias recebidas e confirmadas pelo cliente. A quantidade cumulativa recebida total tem como base a duração do contrato, por exemplo, vários anos.
CUM atual enviada A atual quantidade cumulativa de mercadorias enviada pelo fornecedor. A atual quantidade cumulativa enviada baseia-se na última data de reposição de CUM. Se forem necessárias devoluções, pode ser necessário uma correção manual da quantidade.
CUM total enviada A quantidade cumulativa enviada total de mercadorias enviada pelo fornecedor. A quantidade cumulativa enviada total tem como base a duração do contrato, por exemplo, vários anos. Se forem necessárias devoluções, pode ser necessário uma correção manual da quantidade.
CUM atual enviada de LSP A quantidade cumulativa atual de mercadorias em consignação enviada para o estoque externo do fornecedor de serviços logísticos (LSP). As CUMs em consignação são necessárias para calcular a quantidade exata de mercadorias em trânsito, se o LSP externo e o cliente estiverem separados.
CUM total enviada de LSP A quantidade cumulativa total de mercadorias em consignação enviada para o estoque do fornecedor de serviços logísticos (LSP) externo.